BHP e Rio Tinto vão cooperar com investigação antitruste

SIDNEY - As gigantes de mineração anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto afirmaram que vão cooperar com os órgãos reguladores europeus em uma investigação sobre a proposta de joint venture das duas companhias. A Comissão Europeia disse nesta terça-feira, 26, que vai investigar os planos das empresas de produzir conjuntamente minério de ferro em suas operações na região de Pilbara, na Austrália Ocidental.

"Nós vamos trabalhar junto com a Comissão Europeia e pretendemos convencê-los dos benefícios da estrutura de joint venture e de que isso não vai levantar problemas de concorrência", afirmou uma porta-voz da BHP. "Essa é apenas uma joint venture para produção, que permitirá que a BHP e a Rio Tinto entreguem mais minério para o mercado, mais rapidamente e a custos mais baixos, por meio de sinergias entre os dois negócios em Pilbara", acrescentou.

A Rio Tinto observou que as duas companhias continuam sendo concorrentes. "Os processos de venda e marketing vão permanecer como são hoje, com as duas companhias mantendo estratégias independentes e continuando em competição", disse um porta-voz.

A BHP e a Rio Tinto são responsáveis por um terço do abastecimento global de minério de ferro e os órgãos reguladores de Bruxelas temem que a joint venture possa distorcer o mercado. O plano para a joint venture substituiu uma oferta de compra hostil da Rio Tinto pela BHP, que foi abandonada em novembro de 2008 em meio à turbulência econômica global. As informações são da Dow Jones.

Fonte:

Estadao Online
Publicação: 26/01/2010

  • Envie por e-mail
  • E-mail
 
EFXDESIGN