A primeira etapa de construção do refúgio consistiu na execução da base para receber as estruturas da casa em steel frame. Depois de preparado o terreno iniciou-se os trabalhos de execução da laje em concreto armado.
As fundações em pedra grês e blocos de concreto formam a estrutura de sustentação da laje. Esse procedimento levou cinco dias para ser concluído e após um período de 20 dias o concreto estava pronto para receber a estrutura em steel frame.
Nessa semana realizou-se a execução da estrutura em steel frame num galpão em Porto Alegre (RS). A equipe iniciou a montagem dos módulos (paredes e tesouras) da casa. Uma caixa em OSB serve como base para facilitar o trabalho de encaixe e fixação dos perfis.
Depois de montados, os módulos estão prontos para receber o revestimento em chapas de OSB.
Com a finalização da montagem das paredes e vigas em steel frame, iniciou-se nessa semana a colocação das placas estruturais em OSB. Conforme as recomendações técnicas, as placas medindo 2,44 x 1,22m foram sendo fixadas obedecendo a um espaçamento (juntas de dilatação) e contraventamento necessário entre as placas.
Nos módulos maiores levando em consideração o peso da estrutura, o OSB será fixado no local, a fim de facilitar o transporte. Por fim, os módulos foram colocados no caminhão e transportados para São Francisco de Paula (RS).
Depois de duas semanas em Porto Alegre seguimos rumo a São Chico transportando os módulos em steel frame e as chapas de OSB dando início à montagem no local. Após descarregar o material iniciaram-se os preparativos para montagem das paredes. Os módulos receberam fita de neoprene (banda acústica) na soleira inferior evitando o contato direto da estrutura com a laje, compensando imperfeições do concreto, além de ajudar na estanqueidade das paredes. Logo após, os módulos foram colocados sob a laje e fixados à pólvora por pinos. A união desses módulos é feita por parafusos autobrocantes que dão rigidez e resistência à estrutura observando sempre o alinhamento e nivelamento do conjunto. Por fim, chumbadores e cantoneiras em aço complementam a ancoragem das paredes.
Nessa semana, a segunda em São Chico, foi dedicada à finalização da montagem do frame e colocação do OSB no restante dos módulos. Após a finalização das paredes a equipe iniciou a montagem das vigas de bordo e colocação das tesouras. Medindo 15m de comprimento por 0,55m de altura, as vigas foram fixadas sobre as paredes de uma lateral à outra, unindo o corpo principal da casa com a suíte. Essa viga, além da função estrutural, configura a platibanda que posteriormente ocultará a cobertura. Após, fixou-se às tesouras em intervalos de 1,20m seguindo a modulação do projeto. Por fim, completou-se a colocação dos painéis de OSB sugerindo uma idéia aproximada da volumetria final da casa.
A 6ª semana foi dedicada à colocação da membrana impermeabilizante e início da execução das instalações hidráulicas e elétricas. Após fixar as últimas chapas de OSB a equipe iniciou o trabalho de proteção da estrutura com a fixação do tyvek. Esse produto assegura a estanqueidade da estrutura, além de permitir a passagem do vapor gerado internamente para fora da casa evitando a umidade nas paredes internas. Com a face externa protegida pelo tyvek, a estrutura está pronta para receber os revestimentos e acabamentos finais. Em paralelo, iniciou-se a execução das instalações hidráulicas e a passagem dos eletrodutos. As tubulações em polipropileno para condução da água quente e fria foram executadas em sua maioria sob a laje, no balanço da casa, facilitando o trabalho. Já os pontos de luz receberam caixas de passagem e eletrodutos conectando-se ao quadro de distribuição.
Nessa semana, após a colocação da membrana impermeabilizante (Tyvek), iniciou-se os serviços de funilaria e carpintaria. A equipe da funilaria deu início a colocação da telha de cobertura, calhas e rufos. Essa tarefa é importante porque junto com a membrana impermeabilizante, complementa a vedação da casa. Já a equipe de construção finalizou as instalações hidráulicas e a passagem dos eletrodutos e quadro de distribuição. Ao mesmo tempo, iniciaram-se os serviços de carpintaria com a colocação dos marcos das esquadrias e revestimento em lambri nas paredes externas.
Esta semana foi dedicada ao revestimento externo da casa com a complementação do lambri em pinus autoclavado e os serviços de funilaria terminaram a cobertura e começaram a instalação da telha ondulada. O volume que envolve a área de estar, cozinha e serviços destacado pelo balanço e pela altura diferenciada, foi revestido com lambris de pinus autoclavado, complementando o serviço iniciado na semana anterior. Já a funilaria finalizou a cobertura e iniciou a instalação da telha ondulada no volume que abriga o setor íntimo (dormitórios e banhos). Com a conclusão desses serviços e a instalação das esquadrias, a casa estará totalmente vedada e pronta para receber os acabamentos internos.
Nessa semana foi concluída a colocação da telha ondulada e a montagem da estrutura metálica para apoio do deck. Com a fixação da telha ondulada nas paredes externas o trabalho da funilaria foi dedicado aos acabamentos. Para arremate da telha ondulada junto à cobertura instalou-se em todo perímetro um capeamento em chapa galvalume dobrada. O mesmo tipo de acabamento foi aplicado sobre o volume de madeira permitindo o escoamento da chuva (pingadeira). Já no encontro do revestimento em telha ondulada, nas arestas do volume, fixaram-se cantoneiras em chapa dobrada para vedação e melhor acabamento. Em paralelo, a equipe de metalurgia executou a montagem da estrutura metálica para apoio do deck em pinus autoclavado. Vigas em aço projetadas em balanço medindo 9mx2,9m foram ancoradas junto a estrutura de concreto aramado.
(clique nas imagens para ampliá-las)
Parceiros desse projeto - Formac no Brasil, Ducasse, Masisa, Eurotelhas, Placocenter, Zardo Rocha e Studio Paralelo.
Projeto arquitetônico - Arquiteto Luciano Andrade