Banner
Conheça nossa
Loja Virtual

Casa Popular de Plástico

casa-de-plastico-destaque

Plástico e aço: esta foi a combinação que resultou em uma confortável, sustentável e criativa opção de moradia popular: a casa popular de plástico. Trata-se de um protótipo desenvolvido pelo engenheiro Joaquim Antonio Caracas, proprietário da empresa cearense Impacto Protensão visando atender à população de baixa renda.

Trata-se de uma casa pré-fabricada com placas plásticas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), 100% reciclado, preenchidas com espuma de poliuretano e estrutura em perfis metálicos ou plásticos entre as placas.

Além de visar à preservação do meio ambiente, a Casa Popular de Plástico proporciona um baixo custo de materiais, redução da mão de obra, rapidez, canteiro de obras limpo e acima de tudo praticidade da montagem.

O principal enfoque na construção da Casa Popular de Plástico foi o uso de materiais e elementos construtivos de baixo impacto ambiental no intuito de atender a necessidade básica de habitação e integrar conceitos de desempenho, qualidade e conforto na habitação.

Enfoque Sustentável

O principal enfoque na construção da Casa Popular de Plástico foi a valorização dos resíduos disponíveis em grande quantidade por todo o país, empregados na elaboração e produção dos elementos construtivos. São eles:

  • Placas de plástico100% reciclado;
  • Telhas ecológicas;
  • Perfis de apoio em plástico reciclado com estrutura interna em aço. O aço foi utilizado na composição do sistema como apoio para piso, telhado e paredes.

Muito além da estética

A utilização dos materiais para construção da Casa Popular de Plástico vai muito além da linguagem estética. A escolha dos materiais deu-se por conta do tempo de construção, racionalização no uso dos materiais e na mão de obra e também o aumento da produtividade.

Quando tudo começou

A ideia surgiu em meados de 2007 no intuito de substituir as placas de compensado por plástico reciclado, onde foi desenvolvido um protótipo para exposição durante a Feira do Empreendedor em Fortaleza, e o resultado foi uma ótima aceitação do público.

Em agosto de 2008 foi montada uma unidade dentro da UFC (Universidade Federal do Ceará), com o objetivo de testar os materiais e a viabilidade do projeto.

A unidade montada na UFC funciona até hoje como unidade de testes de temperatura, umidade e luminosidade bem como testes relacionados a resistência tais como: estanqueidade, impacto corpo-duro, impacto corpo-mole, carga suspensa.

Com a finalidade de baratear o custo final da casa, foram feitos alguns estudos e testes até chegarem à versão desenvolvida com uma nova placa oca por dentro, obtendo-se redução na mão de obra devido a maior praticidade e redução na quantidade de perfis metálicos e barateando mais o custo final da obra. A maior preocupação no início do projeto era o isolamento térmico da casa, porém a característica oca da placa funcionou como isolante térmico, resultado similar ao das geladeiras de isopor.

Hoje existem cerca de 400 unidades construídas isoladamente que vão desde salas de aula a sedes da guarda municipal, escritórios de construção, chalés e quiosques em Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Projeto final

Após todas as possibilidades e alterações desde o seu projeto inicial até chegar ao projeto final, a Casa Popular de Plástico resultou em um imóvel de aproximadamente 48m2 com uma sala, cozinha, dois dormitórios e um banheiro completo. Devido à utilização de placas de plástico que permitem a execução de ampliações e reformas de forma rápida e simples, é possível criar outros compartimentos no imóvel.

(Clique nas imagens para ampliá-las)

casa-de-plastico-3-pcasa-de-plastico-4-pcasa-de-plastico-5-p

casa-de-plastico-6-pcasa-de-plastico-7-pcasa-de-plastico-8-p

Vantagens

Dentre as vantagens da Casa Plástica em relação às construções convencionais destacamos a montagem rápida, o maior conforto térmico e acústico, a durabilidade e a facilidade de limpeza e manutenção. Apesar desta residência ser feita de plástico, a estrutura resiste muito bem às altas temperaturas, por ser feita de aço.

A casa é totalmente construída com material reciclado, do piso ao teto, e demora de dois a três dias para ficar pronta e pode ser montada como um brinquedo Lego, o que possibilita desmontá-la e montá-la em outro lugar aproveitando 100% do material.

Com relação à segurança contra incêndio, a utilização do plástico apresenta aspectos mais seguros, pois o material não deixa o fogo se alastrar, e o controle das chamas é mais rápido, ao contrário da madeira que se propaga facilmente.

A mão de obra para esse tipo de construção é mais barata do que a convencional pois além de utilizar o lixo como matéria prima principal não requer mão de obra qualificada, visto que a construção é feita com encaixe de peças, sem utilização de fundações.

Construção leve, confortável e durável

casa-de-plastico-1-pSem alicerce, a Casa Plástica é montada a partir de uma estrutura metálica que suporta elevados índices de corrosão, pois é feita com perfis de aço de alta qualidade e resistência.

Nesta estrutura composta por placas metálicas, são fixadas as paredes feitas de uma espécie de placas de polietileno (forma plástica) preenchida com espuma de poliuretano que proporciona maior conforto acústico e térmico ao imóvel.

A Casa Plástica possui tantos aspectos térmicos quanto uma casa convencional de alvenaria ou concreto, pois o poliuretano inserido na placa proporciona características isolantes térmicas à estrutura. As placas de polietileno são fixadas através de perfis de PVC no sentido vertical e perfis "H" no sentido horizontal o que torna a casa totalmente impermeável, sem possibilidades de infiltrações.

Outro fator determinante para garantir o conforto térmico ao imóvel é a cobertura. Composta por telhas ecológicas feitas a partir de fibras vegetais, a cobertura não transmite a temperatura externa para o ambiente interno, ao contrário das telhas tradicionais de amianto. Porém, o cliente também pode optar por uma cobertura convencional constituída por telhas cerâmicas ou telhado de madeira de reflorestamento.

casa-de-plastico-2-pO acabamento interno é feito em gesso, tornando a casa extremamente leve, porém sem perder as suas principais características que são o conforto e a durabilidade. O acabamento em gesso possibilita a aplicação de texturas, pinturas convencionais ou até mesmo um revestimento cerâmico.

Os encanamentos e instalações elétricas são feitos com estrutura metálica e dutos.

A Casa Plástica possui ótima ventilação, garantida através das localizações das janelas (que ficam ao critério do cliente) e do posicionamento da casa no terreno.

Em andamento

Hoje a Casa Popular de Plástico possui algumas unidades alugadas isoladamente. Estima-se que o valor dela será algo em torno de 30% menor que uma casa convencional com a mesma metragem mas, ela ainda está em fase de testes.

Essa nova opção de moradia aguarda certificação com as normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para ser vendida. Todo o processo de autorização para inserir o produto no mercado está sendo preparado pela empresa Impacto Protensão, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A previsão para a inserção da Casa Plástica no mercado será em dezembro de 2010.

Confira outras imagens da Casa Popular de Plástico:
(clique para ampliá-las)

casa-de-plastico-9-pcasa-de-plastico-10-pcasa-de-plastico-12-p

Fonte:

Portal Met@lica
Fotos: Impacto Protensão

     
    M_in_noticia