PEQUIM, 22 de janeiro (Reuters) - Os crescente custos de matérias-primas juntamente com as economias em recuperação dos Estados Unidos e Europa oferecerão "forte apoio" para os preços de produtos siderúrgicos na China em 2010, afirmou a associação que reúne a indústria de aço do país, nesta sexta-feira.
Mas em uma análise das perspectivas da indústria para este ano, a Associação de Ferro e Aço da China (Cisa) afirmou que excesso de capacidade e barreiras de comércio internacional podem ainda afetar as usinas locais, e os preços dos produtos estão propensos a seguirem voláteis este ano.
"Os fundamentos da recuperação econômica ainda estão relativamente fracos, os efeitos da crise financeira ainda persistem, o crescimento nas grandes economias diminuiu e problemas como o consumo estável, atritos comerciais e baixa taxa de uso de capacidade ainda não mostraram uma clara melhora", afirma o documento.
Usinas siderúrgicas locais enfrentam consideráveis custos maiores de transporte, combustível e matérias-primas em 2010, e os impostos mais altos, juntamente com outras reformas que visam melhorar a eficiência e proteção do meio-ambiente também vão gerar dificuldades, observou a Cisa.
A Cisa não fez referência às perspectivas para as negociações de preço de minério de ferro deste ano com as mineradoras Rio Tinto, BHP Billiton e Vale, mas disse no mês passado que espera que as três companhias exijam um aumento de 20 a 30 por cento em 2010.
UOL / Reuters
Publicação: 22/01/2010