Exibindo um currículo com quinze arenas para Copas do Mundo, o engenheiro estrutural Knut Göppert apresentou, em evento promovido pela Gerdau, o que ele já fez e o que vai fazer pelos países sede dos Mundiais. Sócio e diretor da Schlaich Bergermann und Partner, o engenheiro é um dos projetistas das estruturas dos principais estádios das Copas FIFA 2006, 2010, 2014, Eurocopa 2012, entre outros, além de inúmeras outras obras na área de infraestrutura.
A palestra, que aconteceu na terça-feira, 18 de maio, no anfiteatro do Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, teve como tema a inovação e invenção na concepção e execução dos projetos de infraestrutura. O palestrante apresentou obras não só de estádios, como também aeroportos e estações de trem, sempre enfocando o que cada construção apresentou de novidade. “Estamos tentando trazer novos materiais e novas técnicas”, afirmou.
Dentre as novidades, Göppert destacou estruturas inspiradas em árvore, diferentes utilizações do vidro e a tecnologia da cobertura retrátil, sendo a última considerada pelo engenheiro uma tendência: “eu acho que no futuro muitas de nossas construções deveriam ser adaptáveis”.
Para o Mundial de 2014,Knut Göppert é o responsável pela reforma/reconstrução de quatro estádios brasileiros: Mineirão, em Belo Horizonte (MG), Morumbi, em São Paulo (SP), Mané Garrincha, em Brasília (DF) e o Vivaldão, em Manaus (AM).
Durante a palestra, o engenheiro expôs conceitos dos projetos, mostrando imagens de como ficarão os estádios após a reforma.
Confira as imagens:
(Clique para ampliá-las)
Não só um estádio de futebol, mas umas arena para eventos é a promessa da reforma do Morumbi
Vivaldão será demolido, e dará lugar a Arena da Amazônia, um estádio multiuso.
Knut confirma a tendência de transformar estádios em grandes arenas multiuso, mas adverte: “é muito benéfico, mas só em cidades grandes onde há demanda para todos os eventos que a arena pode oferecer”.
Finalizando sua fala, o engenheiro garante: “os projetos são únicos, e cada um é um desafio” e apela para que os jovens sigam a profissão de engenheiro estrutural para dar continuidade às invenções e inovações nas infraestruturas.
Portal Met@lica
Imagens: Portal Copa 2014 e Portal Met@lica
Publicação: 19/05/2010