Barra do Una, São Sebastião – SP

 

Esta residência é fruto de um estudo que se desenvolveu para um empreendimento ecoturístico denominado Ecoresort Leebambou, localizado em Barra do Una, litoral norte do Estado de São Paulo, Brasil. Apresenta uma condição geográfica e ambiental de Floresta Ombrófila Densa, Mata Atlântica, caracterizada como transição entre a faixa litorânea mais urbanizada e antropizada e o Parque Estadual da Serra do Mar, área tombada, preservada e protegida. Tal empreendimento demandou um estudo de impacto ambiental apurado, elaborado através de uma equipe multidisciplinar, visando um diagnóstico e uma proposição diferenciada, onde buscou-se através das tipologias propostas, um desenho ambiental. O desenho proposto para esta residência, localizada em terreno contíguo à área do empreendimento mencionado, é o resultado de uma acomodação de uma das tipologias propostas, em função das demandas específicas que o programa residencial exigiu, tendo-se preservado em grande parte a proposta inicial. Os critérios de busca de menor impacto no meio ambiente natural, podem ser verificados através da proposição das construções sobre pilotis, gerando desta forma, condições para a manutenção das características geomorfológicas além de permitir a conectividade da vegetação e da fauna. Soma-se a isto, a convivência e as relações que estes espaços elevados edificados proporcionam com os diferentes estratos da floresta, constituindo-se em aspectos fundamentais da implantação e da tipologia adotada neste caso. As áreas próximas às unidades de conservação, como o Parque Estadual da Serra do Mar e outras, exercem a função de transição e deverão cada vez mais serem providas de estudos ambientais criteriosos, de modo a proporcionarem a manutenção destas condições e sua efetiva sustentabilidade.

       

O Programa desenvolvido para esta residência foi atender as demandas de uma família para uso temporário de veraneio, totalizando 850,00m². Por estar inserida na mata, a casa está abrigada, sob as árvores, da incidência direta do sol, porém necessita de aberturas para entrada de luz. A cobertura utiliza palha de Piaçava, que proporciona ventilação e estanqueidade, criando um micro clima agradável sob o telhado e a laje que cobre os ambientes. A ventilação é um fator de importância para que se evite umidade nos ambientes, uma vez que a residência não é utilizada todos os dias, e neste sentido a casa apresenta aberturas em todas as laterais além de estar elevado do nível do chão. De qualquer ponto é possível um contato visual com o exterior, inclusive através do piso de vidro na circulação interna. O conjunto das edificações integram-se através de passarelas suspensas. Estas passarelas externas, compostas por estrutura de madeira, constituem um espaço de varanda por suas amplas dimensões. A cobertura da área de lazer sustenta um jardim suspenso que permite amplo visual para a vegetação do entorno.

Estrutura Metálica

A estrutura da casa principal, adotou como solução a utilização de perfis metálicos pela facilidade e agilidade no prazo de execução, tendo sido utilizado o aço SAC-41. Esta agilidade acabou por refletir diretamente nos custos finais da obra da residência. Nesta escolha pesou bastante as dificuldades de acesso e de manuseio no local das obras. Assim as peças foram fabricadas e pré montadas em São Paulo, e somente finalizadas e instaladas no local, como estratégia de obra. As peças metálicas resultaram numa leveza dos volumes e da estrutura projetada, contribuindo para o que se pretendeu em termos de integração com o entorno, fundindo-se visualmente com a floresta.

      
 

      
 

Projeto Arquitetônico

 

Ecoresort Leebambou

As edificações propostas refletem a combinação de desenvolvimento tecnológico aliado ao conforto dos usuários e à preservação do meio ambiente.

Implantação da Residência 1- sala de estar / 2- dormitório / 3- cozinha / 4- passarela / 5- terraço / 6- piscina

Corte Longitudinal

Corte Transversal

A Montagem da Estrutura

 

        
 

        
 

Ficha Técnica

Arquitetura: Arq. Newton Massafumi Yamato e Arq. Tânia Regina Parma Colaborador: Wilson Pombeiro Equipe: Marcio Tanaka, Paula A. Frasca, Paulo Rogério Silva Cálculo Estrutural: Eng. Yopanan C. Rebello Construção: Construtora Porfírio e Plaza Execução Estrutura Metálica: Perlex Proteção Estrutura Metálica: Eng. Alfredo Nogueira – Pint Tecnologia de Pintura Execução Passarelas: José Pilon e Eduardo Albuquerque Execução Peças Metálicas das Passarelas: Carlos Augusto – Staferro Paisagismo: Gil Fialho Fotos: Gal Oppido