O radier é um tipo de fundação rasa que funciona como uma laje contínua de concreto armado em toda a área da construção e transmite as cargas da estrutura da casa (pilares ou paredes) para o terreno. Para entender como funciona um radier imagine pisar num terreno de barro, muito mole, totalmente encharcado depois de uma chuva ; seu pé com certeza vai afundar.
Agora coloque sobre esse terreno uma chapa de madeira e pise sobre ela. A chapa distribui os esforços provenientes do seu peso, impedindo-o de afundar. Dessa forma funciona o radier.

Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. O radier é uma  laje de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte e principalmente para casas de steel frame . O radier apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.

 

O radier passo a passo

Para a execução do radier, é necessária uma limpeza  do terreno assim como o nivelamento e compactação. Logo após, coloca-se um lastro de brita, a lona plastica para impedir a infiltração de umidade e a armadura de aço do radier. Em torno da fundação em radier coloca-se as formas de madeira na lateral fazendo o fechamento da área a ser concretada de acordo com as dimensões previstas no projeto estrutural ou de fundações.

Todas as tubulações de água e esgoto ou elétrica deve ser colocadas no solo sob o radier antes da concretagem, evitando que sejam feitos cortes na laje já executada, evitando assim o retrabalho e aumento do custo da fundação

As Etapas da Construção

         

 

         

 

         

 

         

Sobre o radier são fixados os perfis para a construção do sistema em “steel frame”

Vantagens

  • Economia: redução de custos que chegam à 30%, em comparação aos outros sistemas de fundação;
  • Agilidade: Maior velocidade na execução;
  • Praticidade: redução na mão de obra;
  • Satisfação: posicionamento das paredes a critério do cliente;
  • Elimina escavação;
  • Elimina baldrame;
  • Elimina contrapiso.