Juntas, CSN e Usiminas detêm mais de 70% do mercado de aços planos

Ivo Ribeiro

A elevada participação de mercado de Usiminas e Cia. Siderúrgica Nacional (CSN) no comércio interno de aços planos é a principal motivação da Secretaria de Direito Econômico (SDE) ao pedir informações às duas empresas sobre as compras de ações na siderúrgica mineira pela CSN desde o início do ano.


Juntas, as duas companhias detêm mais de 70% das vendas desse tipo de produto no mercado brasileiro, segundo informações da CSN em apresentação aos analistas. Aços planos são usados na fabricação de automóveis, autopeças, geladeiras, fogões, na construção civil, indústria naval, embalagens, entre outras aplicações.

O terceiro competidor desse mercado é o grupo ArcelorMittal, que tem entre 15% e 20%. O abastecimento interno é completado por importações, que vêm crescendo desde 2009 e já responde por 14% do consumo de aços planos no país.

No mês passado, a CSN anunciou que tinha mais de 15% das ações preferenciais e mais de 11% dos papéis ordinários da Usiminas. Desde janeiro, a companhia controlada pelo empresário Benjamin Steinbruch vem afirmando que continua avaliando alternativas estratégicas em relação a esse investimento na concorrente Usiminas.

O bloco de controle da Usiminas é dividido entre o grupo Nippon Usiminas, liderado pela Nippon Steel, Votorantim, Camargo Corrêa e Caixa dos Empregados da empresa, o CEU.

A Usiminas é a maior produtora de aço plano do país – fez 7,3 milhões de toneladas de aço bruto no ano passado. A CSN, que tem o terceiro posto, produziu 4,9 milhões de toneladas. Juntas, responderam por mais de 60% do total produzido no país.

Gerdau e CSA ThyssenKrupp atuam neste segmento apenas como produtores de aço semiacabado (placas) voltado para exportação. A partir de 2012, com a conclusão de dois projetos, a Gerdau pretende entrar nesse mercado com fabricação de chapas grossas (atualmente só Usiminas faz) e laminados a quente na controlada Açominas, em Ouro Branco (MG).

Fonte:

Infomet / Valor
Publicação: 14/09/2011

 

  • Envie por e-mail
  • E-mail
 
EFXDESIGN