Banner
Conheça nossa
Loja Virtual

Membranas Tensionadas e suas Aplicações em Tensoestruturas

Introdução

As Estruturas Tensionadas ou Tensoestruturas são também conhecidas como estruturas têxteis por utilizarem tecidos técnicos em sua composição

Diferentes das coberturas têxteis do passado, onde as tribos nômades esticavam peles para improvisar abrigos, as modernas tensoestruturas são consideradas coberturas permanentes, sendo utilizadas mundialmente numa diversidade de projetos e proporcionando soluções para todo tipo de edificações, podendo ser citada sua aplicação nas áreas:

TransportesEsportesLazer

ComércioLocação


(clique nas imagens para ampliá-las)

 


Isso só foi possível pela tecnologia que hoje é utilizada para a fabricação da membrana. Isto porque, a membrana participa ativamente do processo estrutural, estando em permanente estado de tração, sendo que somente a partir da década de 60 foram desenvolvidos tecidos altamente eficientes, apresentando alta resistência com excelente durabilidade.

A membrana tensionada poderá interagir com os mais variados materiais (madeira, metal, e até ar), em diferentes esquemas estruturais e várias formas.

Estruturas em MastrosSuportadas por Cabos

Estruturas em ArcoEStruturas em CúpulasEstruturas Infláveis ou Pneumáticas, suportadas pelo ar


(clique nas imagens para ampliá-las)

Adequando-se ao conceito "Green Building", ou seja edificações ambientalmente corretas (conceito criado por U.S. Green Building Council), as membranas técnicas, se destacam por atenderem os requisitos de luz natural e ventilação para redução do consumo de energia elétrica, e redução na poluição na iluminação.

Existem várias membranas em uso para cobertura na construção civil, que utilizam como substrato Poliéster, Fibra de Vidro, Kevlar® (fibra de carbono) e Nylon

Para obtenção de características de Durabilidade, Segurança e Estética os Revestimentos mais usados são:

  • Cloreto polivinílico (PVC);
  • Politetrafluoretileno (PTFE);
  • Teflon® (PVDF)- decafluoreto de polivinil;
  • Silicone.

Cada produto tem sua indicação diferenciada, devido às características da obra, sendo que os tecidos revestidos mais utilizados na construção civil são:

Poliester Revestido com PVC ou PVDF

Por ser um produto flexível e de fácil manuseio são usados em estruturas infláveis e pneumáticas, bem como em estruturas retráteis

(clique na imagem para ampliá-la)

 

Fibra de Vidro Revestida com PTFE

Devido a excelente qualidade e por ser totalmente incombustível,passou a ser utilizado para cobertura de edificações onde a segurança é muito rigorosa, como por exemplo no caso de aeroportos.

(clique na imagem para ampliá-la)

 

Filme ETFE (Etileno Fluoretileno)

Esse produto não é um tecido, mas uma película, também chamada de filme. Com a durabilidade de mais de 20 anos, os filmes de ETFE ( Etileno Tetrafluoretileno) são utilizados em obras que requerem grande transparência.

(clique na imagem para ampliá-la)[
     

    Preço
    R$ 116,00
    à vista

    ou em até 3x de R$ 38,67

    M_in_noticia