Banner
Conheça nossa
Loja Virtual

Membranas Tensionadas: Filme ETFE

Esse produto não é um tecido, mas uma película, também chamada de filme.

Dadas suas propriedades de resistência a calor, química e condições climáticas, além de ser um produto antiadesivo e com excelente característica elétrica, esse filme foi inicialmente usado em meados de 1975 na eletrônica e aviação.

Recentemente esse filme foi utilizado na Europa como material para construção civil, devido a sua transparência, possibilidade de formas curvas e de fácil manutenção.

Com a durabilidade de mais de 20 anos, os filmes de ETFE ( Etileno Tetrafluoretileno) são utilizados em obras que requerem grande transparência.

São extremamente leves e podem suportar 400 vezes o seu peso próprio. Além de resistente o produto não se degrada com a luz solar e é também reciclável.

Devido a sua transparência, é um produto comparável aos sistemas de vidro para cobertura e fechamento, apresentando grandes vantagens em relação a esse: muito mais leves , seu peso é da ordem de 1% se comparado aos sistemas de coberturas em vidro, e tem melhores propriedades de insolação que esses.

As soluções de cobertura utilizando os colchões de ar feitos com o ETFE, mantidos insuflados com pressão constante de ar, constituem uma inovação para as coberturas, e podem suportar grandes cargas, como as de neve por exemplo.

Belíssimas obras e de vanguarda foram executadas com esse material. Infelizmente, não há informações de coberturas com essa tecnologia no Brasil.

Uma das obras mais antigas estruturada em ETFE, é um zoológico na Holanda. Essa obra foi construída em 1982, sendo que até hoje o material não apresenta qualquer sinal de deterioração.

Projeto: Burger's Zoo- Holanda

Vista Alegre, Madrid - Espanha

Cobertura de 5000 m2, diâmetro de 50 m.

Estrutura em cabos de aço, recoberto com o colchão de ar formado pelo ETFE. A pressão do ar é calculada de forma suportar as cargas de neve e ventos da região.

The Eden Project Ltd., Cornwall- Inglaterra

Allianz-Arena - Munique - Alemanha

Esse estádio recém construído sediou a abertura da Copa do Mundo em 2006.

Único estádio construído em Munich, para sediar dois times locais, a diferenciação de cada jogo é feita pela iluminação com cores diferentes nos colchões de ETFE, como se fosse uma tela de monitor.

Os colchões de ar são inflados com ar comprimido, e são apoiados numa trama de vigas metálicas, cada um independente dos demais, de forma a permitir remoção para manutenção ou passagem maior de ar para ventilação.

Fonte:
Eng. Rita Bose - www.tecnostaff.com.br

     

    Preço
    R$ 67,00
    à vista

    ou em até 2x de R$ 33,50

    M_in_noticia