Conheça nossa
Loja Virtual

Cabos de aço dão forma de pássaro a estrutura inusitada
Museu de Arte de Milwaukee: Projeto de Santiago Calatrava

O arquiteto, engenheiro e escultor espanhol Santiago Calatrava é muito requisitado para colocar sua assinatura em pontes e estruturas que lembram restos de esqueletos. Arquiteto e engenheiro, Calatrava fez do Museu de Arte de Milwaukee, nos Estados Unidos, um de seus trabalhos mais ousados: o imponente conjunto de cordas de aço suspensas forma à silhueta de um pássaro de asas abertas.

O museu de arte de Milwaukee realizou obras de ampliação emodernização do seu edifício atual na beira do lago Michigan. A ampliação do MAM é o primeiro edifício de Calatrava terminado nos E.U.A.

Clique na imagem para ampliá-la.O ponto alto do projeto é uma estrutura móvel transparente que proporciona um sistema de controle da luz solar, criando uma escultura que o arquiteto compara a um pássaro em voo.

Uma ponte para pedestres suspensa por cabos ancorados a um único mastro de 60 metros de altura refletem a experiência do arquiteto em projetos de pontes. Ela liga uma das passagens principais da cidade, a AvenidaWisconsin, com o museu e o lago.

O projeto incluiu também uma estrutura alongada, que amplia o espaço do exibições e um salão de leitura. O arquiteto manteve esta parte do edifício baixa de modo que a vista do lago Michigan não fosse obstruída. Modelo de Projeto

Local: Museu de Arte / Edifício Memorial da Guerra, condado de Milwaukee, na costa do Lago Michigan.

Espaço: Adiciona 12.000 m2 aos 15.000 m2 existentes no MAM .

Descrições

Salão da recepção: Uma estrutura de aço e vidro, protegida pelo brise soleil móvel. Este pode ser levantado ou abaixado,criando um "efeito de escultura."

Salão da galeria e espaço de leitura: Vidro, concreto e aço numaestrutura abobadada que interliga o museu existente ao salão da recepção.

Ponte de Pedestres: A ponte suspensa cruzará o movimentado memorialde Lincoln no parque de O'Donnell, ligando-o ao lago e ao museu.

Espaço da Galeria: A expansão resultará em aproximadamente 3.000m2 de espaço de exibição, adicionados aos edifícios novos e existentes.

Facilidades para o visitante: O acesso e a circulação melhorada, a loja de presentes, um novo restaurante, 300 cadeiras para leitura, estacionamento subterrâneo, parque do museu, salão da recepção que acomoda até 800 pessoas e centro de exposições ampliado são os itensprincipais que nortearam o projeto de reforma e ampliação das instalações do MAM.

As seguintes imagens mostram diversas etapas da construção. Estas e outras imagens se encontram a disposição no site oficial do MAM.

Clique nas imagens para ampliá-las.

museu-milwaukee

museu-milwaukee-4.jpgmuseu-milwaukee2

museuarte_milwaukee 19museuarte_milwaukee 20

 

     
    M_in_noticia