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O Heliponto

Heliponto é uma área destinada exclusivamente a pouso e decolagens de helicópteros. Por extensão, compreende-se que heliponto seja uma instalação reservada e com muita segurança, como na cobertura de um edifício, no solo como em um hotel, clube ou fazenda.

O heliporto difere do heliponto na estrutura ao redor e permite que se façam carregamentos e descarregamentos, abastecimentos, estacionamento e manutenção de helicópteros. Quando localizado sobre estrutura flutuante ou fixa offshore, pode ser chamado de Helideck.

Por hoje, dada a complexidade dessas estruturas e a escassez de profissionais capacitados para a construção são comuns os helipontos em desacordo com as normas técnicas, em específico quando se trata de aspectos como resistência do piso ao impacto,melhor uso de materiais técnicos em sua construção e na captação de combustível em chamas.

Como registrar um heliponto

As normas técnicas para a construção e implantação de um heliponto são definidas pelo Ministério da Aeronáutica. Já para a regulamentação e fiscalização dos mesmos existem órgãos como a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), COMAR (Comando da Aeronáutica), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), que cuidam da aprovação do projeto e da abertura de espaço do tráfego aéreo.

Para a abertura desse espaço aéreo é necessário que haja, também, conformidade com as leis municipais, através da obtenção de um Alvará de Uso, junto à prefeitura, além do Licenciamento Ambiental.

De forma simplificada, o Registro para Helipontos é feito para aeródromo privado, enquanto que a Homologação é feita para o setor público.

Antes da implantação e registro, é necessário verificar as possíveis interferências nas áreas de pouso e decolagem; garantir que o ruído gerado esteja em níveis aceitáveis pela regulação; e considerar novamente esses pontos em caso de expansão de heliponto.

Em relação ao registro, porém, é necessário que haja a autorização de construção e/ou modificação das características físicas; o registro de aeródromo; renovação de registro de aeródromo; ou a interdição/ cancelamento de aeródromo.

Classificação do heliponto quanto ao uso

Os helipontos são classificados não apenas pela sua localização: Elevado, no Solo ou Helideck, mas também conforme será sua destinação de uso, podendo ser de uso Civil ou Militar.

Cabe aqui fazer uma ressalva quanto aos helipontos de uso civil, pois estes ainda podem ser Privados ou Públicos.

Heliponto Privado: destinado ao uso de helicópteros do proprietário ou de pessoas por ele autorizadas; não pode ser usado de forma comercial.

Heliponto Público: é aquele homologado pela Autoridade de Aviação Civil, destinado ao uso de helicópteros em geral, mediante ônus pela sua utilização.

Componentes da estrutura de um heliponto

    - Área de Pouso e Decolagem é uma área com dimensões definidas, que envolve a Área de Toque, onde as aeronaves de asa rotativa pousam e decolam;

        - Área de Toque é uma área que deverá estar situada no centro da área de pouso e decolagem. Lembrando que se a área de pouso e decolagem for circular, a área de toque necessariamente deve ser circular, o mesmo acontece se a primeira área for quadrada. A Área de Toque deve estar alinhada com a Área de Pouso e Decolagem;

            - Área Periférica (Zona de Segurança) é uma área de livre obstáculo, envolvendo a Área de Pouso e Decolagem de tal forma que possa constituir uma zona de segurança. Esta área deve ser circuncidada por cerca de 1 m de altura. (Portaria 398/GMS);

                - Pista de Táxi;

                    - Pátio de Estacionamento de Aeronaves;

                        - SESCINC – Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio.

                          Auxílios visuais

                          Entre tantas informações para o bom funcionamento de um heliponto, as sinalizações indicadas são de extrema importância, como por exemplo, o Sinal de Identificação de Resistência, que diz o limite de cargas de impacto suportado e que podem ser impostas pelos helicópteros, entre outras.

                          Segue uma lista com todas as informações necessárias em um heliponto:

                            - Sinal de Identificação de Área de Pouso e Decolagem;

                                - Letra Indicadora do tipo de heliponto, no centro da Área de Toque, dentro de um triângulo equilátero, com o vértice apontado para o Norte magnético;

                                    - Sinal de Identificação de Resistência;

                                        - Sinais Delimitadores da Área de Pouso e Decolagem;

                                            - Marcação de Pistas de Rolagem na Cor Amarela;

                                              Marcação de Pátio de Estacionamento de Aeronaves, onde é prevista a separação adequada entre os rotores dos helicópteros adjacentes;

                                                - Sinalização de Obstáculos;

                                                    - Indicador de Direção do Vento;

                                                        - Aviso de Segurança;

                                                            - Indicador da Direção do Eixo de Superfície de Aproximação e Saída;

                                                                - Luzes de Limite de Área de Pouso e Decolagem;

                                                                    - Sinal Luminoso de Identificação;

                                                                        - Faróis;

                                                                            - Luzes Indicadoras de Direção de Aproximação;

                                                                                - Luzes Indicadoras das Áreas de Toque Quadradas;

                                                                                    - Luzes Indicadoras do Ângulo de Descida.

                                                                                      Estrutura

                                                                                      A estrutura deve possuir uma dimensão mínima calculada a partir de um helicóptero de projeto, o que determina uma área de, pelo menos, 18 x 18 metros e capacidade portante de duas toneladas-força.

                                                                                      Além disso, devem-se observar outros aspectos, como as rampas de acesso com inclinação de 13:1 (a cada 13 metros na horizontal, 1 metro deverá ser elevado na vertical). Também vale a pena frisar que obstáculos como torres devem ficar abaixo dessa inclinação.

                                                                                      Vantagens e Desvantagens do Material Utilizado

                                                                                      Aço

                                                                                      Vantagem: Refletem menor custo, quando comparado ao alumínio, e são indicadas para construções muito elevadas. Também não necessita de tanto reparo, desde que seja aplicada a proteção superficial no material.

                                                                                      Desvantagem: a desvantagem se traduz muito mais na falta de tradição do uso da construção metálica no Brasil.

                                                                                      Alumínio

                                                                                      Vantagem: são consideradas as melhores estruturas para helipontos, justamente pela sua facilidade de montagem e desmontagem, o que faz do heliponto uma estrutura móvel, se necessário. Possui grande resistência à corrosão atmosférica.

                                                                                      Desvantagem: alto custo.

                                                                                       

                                                                                      Concreto

                                                                                      Vantagem:representa menor custo se a estrutura for executada em local de fácil acesso e concepção estrutural simples.

                                                                                      Desvantagem: dificuldade de execução dos balanços, sobretudo quando há a necessidade de escoramento em locais muito altos e onde há muito peso. Também é fator limitador caso seja necessário fazer a reforma do heliponto.

                                                                                      Fonte:

                                                                                      Sinduscon-SP

                                                                                      Consultoriaaeronáutica.com (Herculanos e Associados)

                                                                                      Aeroplan

                                                                                      Dumont Engenharia

                                                                                      GPS Consultoria

                                                                                      ANAC

                                                                                      Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

                                                                                       

                                                                                         

                                                                                        Preço
                                                                                        R$ 112,10
                                                                                        à vista

                                                                                        ou em até 3x de R$ 37,37

                                                                                        M_in_noticia