Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Galvanização a Fogo amplia Longevidade e Desempenho do Aço
O Zinco e sua História

Séculos antes da descoberta do zinco em forma metálica, seus minérios eram utilizados para fazer compostos de latão e zinco usados no tratamento de lesões de pele e irritação ocular.

Os romanos já produziam o latão na era dos Césares (20 a.C-14 d.C). Em 1374, o zinco foi reconhecido na índia, migrando para a China no século 17 e na Europa em 1546. No ano de 1743, surge a primeira fundição de zinco em Bristol no Reino Unido.
O Valor do Zinco para a Sociedade Moderna

O zinco é o método mais eficiente em termos de custos e de meio ambiente como proteção do aço contra corrosão. Ajuda a poupar recursos naturais como: minério de ferro e energia, prolongando a vida útil dos produtos que utilizam esta proteção, contribuindo economicamente sobre o investimento do capital em aço.

O aço revestido com zinco pelo processo de galvanização a fogo resiste à deterioração, corrosão, incêndio e inundações melhor que qualquer outro material.

O aço revestido com zinco pelo processo de galvanização a fogo tem vários ciclos de vida porque ele é 100% reciclável.
A Universidade de Baylor (EUA), concluiu num estudo, que a estrutura de aço revestida com zinco deveria ser reconhecida como material de construção ecológico com base em critérios econômicos e ambientais.
Aço Galvanizado por Imersão a quente para Habitações Residenciais

A análise do ciclo de vida de uma casa residencial típica com estrutura de aço ao longo de 50 anos, mostra que a fabricação dos materiais de construção contribui com apenas 2,7% do consumo de energia. A utilização desta casa corresponde a 95,3% do consumo de energia, a construção 1,4% e a demolição a 0,6%.

O potencial para o uso de aço galvanizado em habitações residenciais apenas nos EUA é 280.000 a 300.000 t/ano. Sabendo-se que são construídas entre 1 milhão a 1,4 milhões de novas casas.

As vantagens de se construir com aço galvanizado são muitas e citamos aqui algumas destas vantagens: resistente e leve, não expande ou retrai com variação de umidade, produz menos sucata na obra já que o aço é pré-cortado, o risco de incêndio é mínimo porque não suporta combustão, pode ser montado em seções fora do canteiro de obras, mais rápido e, portanto mais barato. Finalmente levando em consideração o meio ambiente aço e zinco são 100% recicláveis.
Algumas Vantagens de Construir Casas com Aço Galvanizado

Dentre os sistemas protetivos a galvanização é o sistema mais eficaz contra a corrosão do aço:

- É resistente e leve, fácil de levantar e carregar;
- Não expande ou contrai com umidade nem mudança de temperatura;
- Produz menos sucata no canteiro de obra, já que o aço é pré-cortado em tamanho exato;
- O risco de incêndio é reduzido, pois o aço galvanizado não suporta combustão;
- Pode ser montado em seções fora do canteiro de obras;
- Aço galvanizado é 100% reciclável e ecologicamente correto.
- Construção mais rápida e, portanto, mais barata.
Fonte: Construção Metálica - edição 71 - 2005
Ano de publicação: 2005