Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
O que é Grafeno? Veja sua utilização no revestimento anti-corrosão de Estruturas Metálicas
O que é Grafeno?

O grafeno é composto de átomos de carbono arranjados em hexágonos fortemente ligados com apenas um átomo de espessura. Três milhões de folhas de grafeno em cima uns dos outros seria um milímetro de espessura.

A estrutura de banda de grafite foi teorizado e calculado pela PR Wallace em 1947, embora para ele a existência no mundo real era considerado impossível.

Em 2004, Andre Geim e Konstantin Novoselov demonstraram que as camadas individuais podem ser isolados, resultando na atribuição do Prémio Nobel de Física em 2010.

É um bom condutor térmico e elétrico e pode ser usado para desenvolver circuitos semicondutores e peças de computador. Experimentos mostraram que ele pode ser incrivelmente forte.

O material grafeno foi apresentado como "a próxima grande coisa" antes mesmo de seus pioneiros ganharem o Prêmio Nobel no ano passado. Muitos acreditam que poderia significar o fim de silício e mudar o futuro dos computadores e outros dispositivos para sempre
Revestimento anti-corrosão de estruturas metálicas

O grafeno, um dos materiais mais fortes alguma vez produzidos, começa a ser aplicado no revestimento anticorrosivo de estruturas metálicas. Dadas as propriedades físico-químicas do grafeno este constitui uma alternativa não-tóxica aos revestimentos tradicionais de estruturas de aço.

A pesquisa está a ser conduzida em várias frentes, nomeadamente na Nashville’s Vanderbilt University e no Departamento de Química da Universidade de Buffalo, nos EUA por Sarbajit Banerjee e Robert Dennis e encontra-se já numa fase avança de desenvolvimento.

O material à base de grafeno, um alótropo do carbono que possui uma estrutura hexagonal planar, pode ser produzido em instalações tradicionais de galvanização, sem que estas tenham de sofrer qualquer modificação.

São as propriedades hidrofóbicas e de condutividade do grafeno, que permitem ao novo revestimento, ter uma durabilidade igual ou superior aos revestimentos tradicionais. O grafeno tem a vantagem de poder ser aplicado com uma menor espessura, devido à sua espessura monoatómica, o que se traduz numa economia substancial de material em grandes obras de construção, como pontes metálicas ou edifícios de grande dimensão.

Mas a maior vantagem reside na não utilização de substâncias tóxicas baseadas em Crómio Hexavalente, o que lhe confere um carácter sustentável e ecológico e que poderá revolucionar a indústria de produção de elementos metálicos para construção.

A Tata Steel, uma das maiores fabricantes mundiais de estruturas metálicas iniciará a utilização deste material no processo de produção ainda este ano.
Fonte: Engenhariacivil.com
RoderRock
Data de publicação: 20/08/2012