Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Passarela Estaiada Para Pedestres e Ciclistas Joaquim F. Macedo
Mercado Velho Rio Branco/AC
Considerada referência internacional, sendo a maior do gênero no País, a passarela estaiada de pedestres e ciclista no Mercado Velho Rio Branco (AC) foi inaugurada dia 27 de outubro com o nome do ex-governador do Acre, “Joaquim Falcão Macedo’.

A passarela compreende 200 metros, sendo que o vão central possui 110 metros e dois vãos extremos de 45 metros. A largura é de 5,50 metros.
Com fabricação e montagem da Metasa, a superestrutura, que recebeu 420 toneladas de estruturas metálicas, foi projetada em seção caixão suportada por duas colunas metálicas em um único plano de estais no lado interno da curva.
Devido ao grande número de transeuntes no local, em torno de 20 mil pessoas por dia, onde antes havia espaço apenas para automóveis, oferecendo risco a vida dos pedestres, a construção de uma passarela que suportasse todo este fluxo foi de extrema necessidade.
Construída com tecnologia de estaiamento, tem sua estabilidade garantida pelas curvaturas vertical e horizontal apoiadas em duas colunas com 42 metros de altura das quais descem os cabos que a sustentam.
Ficha Técnica

Obra: Ponte Estaiada de Pedestres e Ciclistas no Mercado Velho Rio Branco/AC
Fabricante: Metasa S.A. Indústria Metalúrgica
Peso da estrutura: 420 toneladas
Siderúrgica: Cosipa
Material: COS-AR-COR 500
Local da obra: Rio Branco/AC
Cliente: Construtora Cidade Ltda
Início da obra: dezembro/2005
Término da obra: abril/2006

Ano de publicação: 2007