Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Estrutura em Aço com Expressão Futurista - A Nave do Conhecimento
Com estrutura em aço e expressão futurista, a Nave do Conhecimento leva educação digital a crianças e adolescentes do Rio de Janeiro

Inaugurada em 2012, a Nave do Conhecimento, construída no Parque de Madureira, no Rio de Janeiro, foi uma das cinco estruturas instaladas na capital fluminense para abrigar atividades educativas e culturais voltadas à inclusão digital de crianças e adolescentes. Nela, o conceito futurista adotado pelo arquiteto Dietmar Starke aparece em todo o projeto, que recebe paredes, rampas e fachada em aço.

“No princípio, consideramos a possibilidade de executar as paredes em concreto; contudo, decidimos empregar uma estrutura de aço, com revestimento em placas cimentícias para ampliar a racionalização, reduzir oscustos e agilizar a execução”, explica o autor do projeto.

Com área construída de 504 m2, a Nave do Conhecimento de Madureira foi instalada em um terreno de 600 m2. “As naves foram concebidas para serem assentadas em terrenos pequenos, como em praças e parques, ao lado de quadras de esportes, por exemplo”, aponta Starke.
A Nave do Conhecimento tem dois pavimentos delimitados por duas paredes de aço inclinadas e encimadas pela cobertura. O prédio é composto por espaços destinados à recepção, área de estudos, biblioteca digital, administração, sala de aula, sanitários e copa.

Parece que voa

Ao todo, seis tirantes tubulares sustentam o pavimento superior, inteiramente em aço, que se liga ao pavimento inferior por uma rampa também metálica – com declividade adequada para pessoas com necessidades especiais. “O segundo piso, ovoide, é um espaço de 90 m² que contém um pequeno auditório e uma sala de aula. Com uma forma que se aproxima da elipse, o ovoide feito de aço é pendurado por tirantes na cobertura, sem pilares, de modo que dá a impressão de que ele está voando”, descreve Starke.

"Decidimos empregar o aço para ampliar a racionalização, reduzir os custos e agilizar a execução".

Para executar o pavimento superior ovoide, o engenheiro civil Leonardo Perazzo Barbosa, responsável pelo projeto estrutural básico, precisou levar em conta aspectos como ação do vento, cargas verticais e móveis. “Uma das paredes da Nave inclina-se e forma um balanço de mais de 11 m e 45°. Essa parede apoia as treliças metálicas da cobertura, que por sua vez suporta a estrutura do ovoide pendurado”, explica Barbosa.

Iluminação natural
Inclinada em 37° para o norte para aproveitar a incidência solar, a Nave tem a face sul som - breada para permitir o resfriamento natural do edifício, reduzindo a dependência dos aparelhos de ar-condicionado.

Na fachada sul, uma esquadria com perfis metálicos I e fechamento com vidros propiciam iluminação natural ao espaço durante boa parte do dia, colaborando para a economia energética.

Ainda na fachada, um projetor colocado na parte interna cria um cinema ao ar livre na medida em que utiliza o vidro da esquadria como tela para reproduzir imagens para o público.

A execução da Nave do Conhecimento do Parque Madureira levou apenas 60 dias. “Trabalhamos com uma estrutura inteiramente pré-moldada.

Os perfis de aço chegam prontos ao canteiro, são instalados e fixados por meio de guindastes”, conta Starke.

A velocidade de execução, aliada à facilidade de manutenção, foi o elemento fundamental para a decisão de adotar o aço como solução estrutural.

De acordo com Starke, atualmente a Prefeitura do Rio de Janeiro, contratante da obra por meio da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), estuda a possibilidade de construir outras Naves do Conhecimento em diferentes pontos da cidade. (E.C.L.)

Ficha Técnica

Projeto arquitetônico: Dietmar Starke
Projeto executivo:JC&S Arquitetos Associados – Jozé Candido, Dietmar Starke e Daniel Kamitami
Área construída: 504 m²
Aço empregado:ASTM A572
Volume de aço: 54,8 t
Projeto e cálculo estrutural: Leonardo Perazzo Barbosa
Fornecimento da estrutura de aço: Grupo Projetec Guerra
Construção: Delta Construções
Local: Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2010-2012

Fonte: CBCA
Data de publicação: 26/03/2015

NOTICIAS

ARQUITETURA


CONSTRUÇÃO CIVIL





M&T- Máquinas e Equipamentos