Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Gateshead Millenium Bridge
Única ponte basculante do mundo. Visualmente elegante tanto estática quanto em movimento, a ponte oferece um grande espetáculo durante sua operação de abertura.

Não é novidade que grandes invenções surgem de grandes necessidades e, foi assim, a partir da necessidade de se aliar uma travessia de pedestres, ciclistas, navios e não bloquear a vista para as outras pontes das redondezas ou interferir nas atividades que acontecem nos dois lados do Rio Tyne, que surgiu a Gateshead Millenium Bridge.
Essa ponte feita de um par de arcos de aço é uma das grandes obras de engenharia do mundo. Localizada em Newcastle, Inglaterra ela é mais que uma ligação entre as margens do Rio Tyne, ela permite a travessia de pedestres e ciclistas sem impedir o tráfego fluvial.

A estrutura foi concebida e projetada pelo escritório de arquitetura Wilkinson Eyre Architects e engenheiros estruturais da Gifford & Partners.

Em sua posição baixa, um arco de 126m de extensão forma caminho dos pedestres e das bicicletas, o outro arco fica a um ângulo de 90 graus do primeiro, com cabos amarrados entre os dois para fornecer suporte para o estrado. Quando a ponte precisar ser movida para cima, oito motores elétricos inclinam os dois arcos como uma única estrutura rígida. Enquanto um arco desce, o outro sobe para atuar como um contrapeso.
Devido ao seu movimento semelhante ao fechar de um olho, essa ponte foi apelidada porWinking Eye. Sua construção custou cerca de 22 milhões de libras (perto de 33 milhões de euros) e apresenta algumas curiosidades como:

• Cada rotação demora cerca de quatro minutos;
• A rotação é efetuada através de oito motores elétricos, o equivalente a 589 cavalos de potência;
• A ponte pesa mais de 850 toneladas;
• Tem 126 metros de comprimento e 8 de largura
• Essa ponte permite a passagem de barcos com até 25 metros de altura;
• Sua inclinação máxima é de 40°


Fonte: BLOG DO PET CIVIL UFJF
www.amusingplanet.com
Data de publicação: 27/05/2014