Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Barreira de Pedágio em Herquelingue, 1998
Na região norte de França, cerca de Boulogne-sur-Mer, a nova rodovia A 16 contribui a abrir as atrações das praias do litoral de Opale; uma região dedicada ao turismo histórico, ecológico e de lazer.

Eric Dubosc e Marc Landowski escolheram uma solução mista de estrutura metálica e cobertura têxtil para a construção deste pedágio.

A estrutura é formada por pórticos metálicos articulados com vãos que variam de 14,50 a 33 m dispostos a cada 20 m, unidos no topo e a meia altura por vigas treliça executadas em tubos de aço.

O conjunto forma uma estrutura de 152 metros de comprimento que atravessa a rodovia. Sobre esta estrutura simples e leve, pintada de branco, se estende a membrana tensionada de lona sintética que permite a passagem de uma suave luminosidade.

Sobre a primeira membrana que cobre os pontos de atendimento do pedágio, uma passarela também coberta por membrana tensionada, permite a travessia de pedestres em segurança.

Os módulos de lona suportados pelos arcos principais inferiores e pelos secundários superiores estão fixados à estrutura por dupla amarração em tubos previstos a este efeito nos arcos principais.

A cobertura de membrana se comporta como um envelope estrutural, e sua curvatura transmite os esforços de tração produzidos pelas sobrecargas climáticas.

Esta membrana foi objeto de um desenvolvimento específico da empresa Arcora Engenharia, responsável pelo projeto estrutural. O tecido poliéster dupla face de PVC tipo 1002 produzido pela Ferrari (França) apresenta uma resistência à ruptura da ordem de 9 toneladas por metro linear.

A face superior da membrana foi tratada para tornar o tecido mais resistente à sujeira e auto lavável.

Os panos, cortados segundo uma geometria específica definida por computador, foram unidos por um sistema de solda de alta frequência garantindo nas uniões uma resistência idêntica ao do próprio tecido.
O Pedágio em Imagens
Ficha Técnica

Arquitetos : Eric Dubosc & Marc Landowski, Jean-Pierre Conqui, chefe de projeto
Mestre de obras : SANEF
Direção de obras geral : Sce Tauroute
Escritório de projetos : Arcora, Jean-Pierre Cœur, chefe de projeto
Estrutura metálica : Joseph Paris
Membrana : Esmery-Caron
Data de Publicação: 11/11/2009