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Estação Rodoviária de Marília em SP
No ano de 1997, em Marília, cidade situada a 450 Km de São Paulo, iniciou-se o planejamento da construção do terceiro terminal rodoviário intermunicipal. Implantado numa área de 24.458 m², está localizado as margens da rodovia SP-294, entre dois dispositivos viários: o entroncamento da BR-153 com SP-294 e anel viário SP-294 / avenida João Ramalho.

O partido arquitetônico adotado é de visão futurista devido a sua plástica, e ao mesmo tempo de funcionalidade e fácil leitura para seus usuários. A questão da viagem foi elaborada de forma lúdica, "inspirando a uma grande viagem espacial", pois o projeto tem forma de uma nave espacial com duas asas laterais pergoladas, uma de convívio, privilegiada com um espelho d'água com fonte luminosa e a outra dando ênfase ao paisagismo, contendo bancos e floreiras.

No eixo central, o acesso de pedestres com sua grande marquise, marca a entrada da edificação. Nas laterais do acesso de pedestres se localizam os estacionamentos de automóveis, motos e táxis. Pensando nos deficientes físicos o nível è consideravelmente plano, contendo apenas uma pequena inclinação para o escoamento das águas pluviais. Visando um melhor fluxo, o acesso dos ônibus foi planejado na rua paralela a rodovia, com uma guarita de controle.

No bloco central que ocupa cerca de 6.900 m² de área construída, se destaca a cobertura estruturada sobre um círculo formado por dez pilares de concreto. A estrutura da cobertura circular está formada por uma tesoura metálica de 34m distribuídas radialmente a cada 36°. O círculo de pilares está a 17m do centro, por tanto as tesouras possuem um balanço de 17m

No centro da edificação localiza-se a lanchonete e o restaurante de forma cilíndrica; na seção leste se localizam as plataformas de embarque e desembarque e saguão de espera, e na seção oeste, 53 ambientes são devidamente distribuídos de acordo com suas funções, tais como, lojas, bilheterias, escritórios, serviços e apoio. Todos estes ambientes são construídos em alvenaria de vedação com laje e platibanda.
No centro onde se localiza a lanchonete e o restaurante encontra-se a escada e o elevador para a locomoção entre os pavimentos superiores. O 2° pavimento foi dedicado ao espaço multiuso, o 3° pavimento é um mirante, e o 4° pavimento aloja a casa de máquinas e o reservatório.
Todos estes pavimentos possuem uma forma cônica revestida de chapa metálica plana e dupla na cor branca e vidro temperado fumê nos caixilhos de alumínio.

Com estes elementos a "nave espacial" se compõe com harmonia de formas e funcionalidade tornando agradável o passeio em uma rodoviária e marcando assim a virada do milênio em grande estilo, um projeto futurista.
O Projeto

O Partido Arquitetônico adotado consiste na elaboração de um Bloco Central, onde se localizam:
Lanchonete e Restaurante, Serviços, Circulação vertical, Plataformas de Embarque/Desembarque, Bilheterias, Lojas, Sanitários, Administração, Escritórios e outras dependências.

No centro deste Bloco, acima da cobertura existe um Cone, com: Caixa de Escada, Elevador, Depósito, Mirante, Casa de Máquinas, Reservatório Superior.

Dois Blocos Laterais em Pergolado Metálico, onde se localizam Bancos, Floreiras, Fonte Luminosa, Espelho D’água

Ambientes de Apoio do Edifício: Estacionamento, Guarita, Casa de Força, Medidores, Gerador, Central de GLP
Implantação
1.- acesso de ônibus
2.- acesso de pedestres
3.- acesso de veículos
4, 5, 6.- estacionamento
7, 8.- área de convívio
9.- bloco central
10.- manobra de ônibus
11, 12.- espelho d´água e jardim
13.- saída de ônibus
Pavimento Térreo
1- plataformas / 2- embarque e desembarque / 3- saguão de espera / 4- lanchonete / 5- atendimento / 6- copa / 7- sanitários / 8- escada / 9- elevador / 10- espelho d'água / 11- banheiro feminino / 12- banheiro masculino / 13- lojas / 14- bilheterias / 15- policia militar / 16- juizado de menores / 17- assistente social / 18- berçário / 19- ambulatório / 20-administração / 21- escritório geral / 22- circulação de serviço / 23- equipamentos / 24- DER/DNER / 25- guarda volumes / 26- achados e perdidos / 27- manutenção / 28- almoxarifado / 29- depósito / 30- alojamento / 31- banheiro e vestiário de funcionários / 32- estacionamento de motos / 33- marquise de acesso / 34- estacionamento de táxi.
1- restaurante / 2- atendimento / 3- cozinha / 4- depósito / 5- sanitários / 6- escada / 7- elevador
1- multiuso / 2- escada / 3- elevador
1-mirante/2-escadas/3-elevador
Corte Longitudinal
1- plataformas / 2- embarque e desembarque / 3- saguão de espera / 4- lanchonete / 5- restaurante / 6- multiuso / 7- mirante / 8- casa de máquinas e reservatório / 9- espelho d´água / 10- acesso de pedestre
A Construção em Imagens
Ficha Técnica

Autor do Projeto: Arq. Valdemir Pimentel - Pimentel Arquitetura
Colaboradora: Arq. Maria da Conceição da Silva
Projeto de estrutura de concreto e metálica: Haddad e Cunha Engenharia
Construção Metálica: Construmet
Construção: Mencasa S.A.
Projeto de Instalação Hidráulica: Sebastião Andrade
Projeto de Instalação Elétrica: Maxen Engenharia
Comunicação Visual: Eduardo Diaz
Paisagismo: Medeiros Paisagismo
Data de publicação: 12/11/2009