Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Ponte El Alamillo
Santiago Calatrava
Proposto originalmente como duas pontes gêmeas, interligadas por um viaduto conector (denominado Viaduto Cartuja), este projeto iria cruzar diretamente o rio Guadalquivir em dois locais, distantes em aproximadamente 1 milha (1,5 quilômetros) entre si .

Por causa da curva do rio, as pontes gêmeas seriam projetadas em posição simêtrica e oposta de modo que se a linha de seus altos mastros inclinados se projetasse, formaria um triângulo com seu vértice no céu.

O projeto final no entanto foi concebido como ponte única paralela ao Viaduto de Cartuja existente, mas o mastro inclinado foi mantido como seria no projeto inicial.

O peso extraordinário do mastro (aço preenchido com concreto) que se ergue em um angulo de 58º foi suficiente para sustentar a plataforma sem a necessidade de cabos de escoramento.
Esse design em pontes foi pioneiro, e tem um visual impressionante.

O incentivo para o projeto foi oferecer um acesso à Feira Mundial de 1992. O viaduto de 500 metros de comprimento, porta de entrada do acesso norte da "Expo 92", tem pistas para pedestres e o tráfego de veículos.

A Ponte em Imagens
Durante a Construção
Data de publicação: 05/11/2009