Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Marc Mimram: Ponte Feng Hua na China
Marc Mimram completa a Construção da Ponte FengHua em Tianjin
Concebido por Marc Mimram em parceria com Alice Dietsch e Laurent Becker (chefes de projeto), esta ponte se caracteriza por uma envoltura de três arcos metálicos que atingem 24 m de altura, ritmados por “pétalas” luminosas.
A estrutura dos 9 arcos do vão central esta formada por tubos retangulares soldados em conjunto, de dimensões reduzidas (40 cm de largura por 55 cm de altura) se comparadas com o vão livre de 127 metros Eles são moldados ao longo das curvas desenvolvendo-se no espaço atendendo a variação da inércia da estrutura, de acordo com as necessidades do fluxo das forças.
128 pétalas garantem a ligação entre os arcos completando esta estrutura espacial formando uma estrutura rígida resistente à flambagem. São 64 tamanhos diferentes de pétalas, que variam de 2m x 3m até atingir 9 metros na sua dimensão máxima e possuem superfície de dupla curvatura. A construção dessas pétalas é resultado da integração entre uma tecnologia avançada (poliéster reforçado com fibra de vidro e estrutura metálica), e a tradicional habilidade artesanal chinesa na fabricação dos 64 moldes de geometrias complexas.
O conceito inovador era de não instalar nenhum sistema tradicional de postes de iluminação sobra a ponte, integrando as luminárias à arquitetura. Assim, a estrada é iluminada por 82 projetores fixados nas junções dos arcos e 96 aparelhos assimétricos dissimulados nos guard-rails.
Durante o dia, as pétalas capturam, em sua orientação leste - oeste, os movimentos do sol no céu de Tianjin. À noite, servem como grandes difusores de luz e transformam a estrutura em uma sucessão de reflexos orientados flutuando acima do rio.
Data de publicação: 12/11/2009