Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Arquitetura Espacial
Space Needle saído de um conto de ficção científica para Washington City.
Space Needle em um cenário de sonho
O Space Needle ( agulha do espaço) é uma torre de observação localizada em Seattle, Washington. Como não poderia deixar de ser a torre é o ícone da cidade.

Construída em 1962 no Centro de Seattle especialmente para a Feira Mundial e Exposição do Século XXI, um evento que atraiu mais de 2,3 milhões de visitantes.

A torre de design futurista lembra uma nave extraterrestre e é uma aparição constante em muitos filmes de ficção científica, sendo utilizada com imagem âncora na série de sucesso Grey’s Anatomy.

É a estrutura mais alta da cidade com 184 metros de altura, 42 metros de largura, 9550 toneladas e 25 para-raios. Foi construída de modo a suportar ventos de até 200 milhas por hora e terremotos de até 9,1 pontos de magnitude.
Space Needle em um contraste com os prédios adjacentes.
Space Needle está localizada no norte da cidade de Seattle, longe do burburinho incessante do centro da cidade, mas encontra-se totalmente integrada à região central Skyline.

Mesmo fora do centro, a torre está perfeitamente integrada ao centro comercial Skyline da cidade de Seattle, porque tem desenvolvido uma forte relação comercial e financeira em relação a outras grandes cidades americanas.
Deck e Restaurante
O Deck de observação oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Os visitantes podem subir ao andar superior da torre para apreciar a melhor vista da cidade de Seattle.
Deck de observação do Space Needle
No andar abaixo está o restaurante que gira fantasticamente em um movimento de rotação. A sensação é de que você parece estar em uma nave espacial, muito além da terra.
Restaurante Rotatório do Space Needle
Para chegar ao topo da Space Needle, são utilizados elevadores considerados os mais rápidos do mundo, em uma que viagem que dura apenas 41 segundos.
Uma ideia de outro mundo
Edward E. Carlson, presidente da Feira Mundial em 1962, e renomado arquiteto e designer, teve como ideia original erguer um restaurante no alto de uma torre para ser exposto na feira. Inspirou-se na Torre de Stuttgart na Alemanha e na torre giratória do Ala Moana Shopping Center, em Honolulu.
O projeto foi financiado privadamente pela Pentagram Corporation, atualmente conhecida como Space Needle Corporation.

A capacidade de suportar terremotos da Space Needle foi assegurada quando um buraco foi cavado a 9,1 m de profundidade e 37 m de largura, e preenchido com 467 caminhões de concreto.
A base pesa 5850 toneladas, incluindo 250 toneladas de aço e concreto armado para conter a estrutura acima do chão.
A estrutura é parafusada com 72 parafusos, cada um com 9,1 metros de comprimento.
Parafuso usado na construção do Space Needle
A torre é feita essencialmente de puro aço, concreto e vidro reforçado para os diferentes níveis.

O relógio e o topo da cúpula, que abriga os cinco melhores níveis, incluindo os restaurantes e deck de observação, que foram perfeitamente equilibrados para que o restaurante pudesse ter a rotação desejada com a ajuda de um pequeno motor elétrico.
Vista Panorâmica do Space Needle
O Space Needle foi concluído em menos de um ano, em abril de 1962, a um custo de US $ 4,5 milhões.
O último carro elevador foi instalado no dia anterior à Feira, que abriu em 21 de abril. No momento da construção, era o edifício mais alto no Ocidente, levando o título da Torre de Smith.
Show artístico em Seattle... Um ataque extraterrestre?
Carillon
O Carillon americano do Space Needle para francês nenhum botar defeito
Uma imitação do Carillon (instrumento de percussão de origem francesa) foi instalado no Space Needle, e tocado várias vezes por dia durante a Feira Mundial.

O Carillon é uma criação da fabricante de sinos Schulmerich Hatfield, e recebeu o apelido de "Carillon Americano", onde recriaram os sons de 538 sinos e foi considerado o maior do mundo até aquela época.

O local escolhido para exibição do Carillon foi a base do Space Needle que na ocasião foi totalmente envolta em vidro permitindo que as pessoas observassem o show.
Space Needle – uma estrela de cinema?
O Carillon americano do Space Needle para francês nenhum botar defeito
Sendo uma edificação sui generis em termos de arquitetura e por encarnar o conceito da era espacial, a Space Needle faz numerosas aparições em filmes, programas de TV e obras de ficção científica.

Alguns exemplos de filmes incluem:

- Aconteceu na Feira Mundial

- Sleepless in Seatle
- The Parallax View
- O Espião Irresistível
- Chronicle (2012)
- iCarly
- Nickelodeon
- Grey’s Anatomy
Fogos de artifícios em comemoração à virada de ano
Space Needle aberto à visitação
Se você adorou conhecer o Space Needle, e quer ver um pouco mais desse restaurante magnífico, dá uma olhada aqui e se divirta nessa torre espacial de outo mundo.
Ficha Técnica

Nome da obra: Space Needle
Arquiteto: John Graham & Company
Proprietário: Space Needle Corporation
Localidade: Seattle, Washington, Estados Unidos.
Inauguração: 21 de abril de 1962 (possui 53 anos atualmente)
Período de construção: 1961-1962
Materiais Usados na Obra: aço, vidro e concreto.
Altura: 184 metros
Largura: 42 metros
Peso: 9550
Para-raios: 25

Redação : Equipe Portal Metálica - Lia Gonzaga.
Data de publicação: 14/03/2016