Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Tyne Bridge
Encantadora, parecendo retirada de um cenário de contos de fadas, a principesca Tyne Bridge, incrustrada na bucólica New Castle Upon Tyne, é uma estrela do cinema e da televisão.
Inaugurada oficialmente em 10 de outubro 1928 pelo Rei George V, a Tyne Bridge se tornou uma referência no design para pontes de pequeno porte.

A Tyne Bridge localiza-se na Inglaterra, na cidade de New Castle Upon Tyne, de forma arqueada, e fica sobre o rio Tyne que liga Newcastle Upon Tyne à Gateshead.

A ponte foi projetada pela empresa de engenharia Mott, Feno e Anderson, a mesma que desenhou o Forth Bridge Road e foi construída pelo engenheiro Dorman Long.

A construção é considerada um ícone devido à sua importância no passado industrial de Tyneside e ainda hoje ocupa particular relevância para economia local pois constitui uma grande atração turística, em todo o mundo.
História da Construção
Início da construção da Tyner Bridge em 1925.
A ideia da construção da Tyne Bridge começou em 1864, como uma medida econômica para a contenção dos custos de transporte marítimo que naquela época era muito elevado.

As primeiras discussões sobre o projeto ocorreram em 1833 e 30 anos se passaram até se chegar a uma decisão final.

Apenas em 1924 houve a aprovação final para construção da ponte e em 1925 a ponte começou a ser construída, concluída em 1928 a um custo final estimado em 1,2 milhões de euros, em dias atuais.
Tyne Bridge, em 1927, a ponte mede 531 pés (162 m) e sua plataforma que dá para a estrada tem 84 pés (26 m) acima do nível do rio.
A Tyne Bridge foi projetada pelo Escritório de Engenharia Mott, Feno & Anderson que teve como inspiração a Sydney Harbor Bridg e a Ponte Porta do Inferno em Nova York.

A ponte foi concluída em fevereiro de 1928 e inaugurada em outubro pelo Rei George V e a Rainha Mary, sendo os primeiros a atravessá-la.

As torres da Tyne Bridge projetadas pelo arquiteto Robert Burns Dick foram esculpidas em puro granito Cornish.

Porém, a parte interior de muitas destas torres jamais foram concluídas e, portanto nunca usadas.

Em determinada época alguns elevadores foram construídos para dar acesso ao cais e facilitar o caminho dos passageiros e das mercadorias, mas atualmente não estão mais em uso.
Uma história de sucesso
A Tyne Bridge, vista de baixo, classificada como a estrutura mais alta da cidade, uma estrela famosa do cinema e televisão.
Belíssima, a ponte, tem sido uma estrela de destaque em filmes, seriados e shows, sendo utilizada para comemoração de várias celebrações, como, por exemplo, o Jubileu de Ouro realizado no ano de 1978, ocasião em que mil balões foram lançados ao céu para comemorar o aniversário da Ponte.

Para marcar a ocasião, uma cavalgada de veículos antigos e uma procissão de pessoas parou o tráfego, com a intenção de recriar a cerimônia de abertura, do rei George V em 1928.

A cidade já foi cenário principal de vários eventos esportivos como torneios e copas do mundo entretanto um das exibições mais fantásticas ocorreu em 2012, com a construção dos anéis olímpicos, os maiores do Reino Unido e que foram erguidos sobre a ponte com a intenção de receber o Torneio Olímpico de Futebol e o revezamento da Tocha Olímpica que percorre desde o arco da Bear Grylls e vai até o cais de Gateshead.
Anéis Olímpicos erguidos sobre a ponte em 2012.
Os anéis foram fabricados pela Signmaster ED Ltda de Kelso, e cada um possui em torno de 25 metros de largura por 12 de altura pesando mais de 40 toneladas.
Um espetáculo grandioso e caro que comoveu milhões de pessoas ao redor do mundo.
Posteriormente a cidade de Newcastle Upon Tyne, também foi escolhida como a cidade-sede para a Copa do Mundo de Rugby.

As torres de Tyne Bridge são regularmente abertas ao público e representam um dos Patrimônios do Dia da Independência, que acontece em Setembro de cada ano, assim como também na corrida anual de Great North Run, que congrega cerca de 52.000 corredores para o evento.
Assista um vídeo sobre o início da construção da ponte:


Ficha Técnica

Nome: Tyne Bridge
Localização: Cidade de Upon Tyne, New Castle, Inglaterra.
Início da Construção: 1925
Fim da Construção: 1928
Firma responsável: Escritório de Engenharia Mott, Feno & Anderson
Arquiteto: Robert Burns Dick
Material empregado: Aço Puro e Concreto
Comprimento total: 389 metros
Tamanho do arco principal 161,8 metros
Altura do arco: 55 metros
Largura (ponte): 17,08 metros
Peso do arco -3.556 toneladas
Peso total da ponte 7.112 toneladas
Número total de rebites (incluindo abordagens): 777.124
Fonte: Redação : Equipe Portal Metálica - Lia Gonzaga.
Data de publicação:16/03/2016