Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Casas Industrializadas: Sistema Modular CSN
A Companhia Siderúrgica Nacional lançou um sistema modular de construção que utiliza chapas de aço galvanizado, dobradas a frio na forma de perfis estruturais. Painéis modulares em aço são utilizados ria montagem das paredes, enquanto perfis em "U" simples são usados na composição e ligação entre os módulos.
Na estrutura da cobertura são utilizados perfis estruturais tipo "U" enrijecidos e perfis cartola, que oferecem mais segurança e leveza à estrutura, de acordo com a CSN.

O aço possui revestimento de zinco para proteção contra corrosão e está em conformidade com as normas técnicas da ABNT e o desempenho térmico-acústico foi avaliado em testes realizados pelo IPT,estando em análise a obtenção da Referência Técnica.
Montagem

A montagem das edificações obedece ao seguinte esquema construtivo:

A fundação é composta por uma viga baldrame, recebendo a laje do piso uma manta asfáltica para impermeabilização;
Os painéis de aço estrutural já vêm com os vãos das portas e janelas, que são levantados sobre um sócalo existente na laje, a partir de um canto externo;
Os módulos são fixados entre si por meio de parafusos e em seguida são chumbados no piso com parafusos e buchas de expansão; Concluída a montagem da estrutura, inicia-se a colocação da estrutura do telhado, com perfis de aço;
As redes hidráulica e elétrica são embutidas nas paredes, vedadas internamente corri chapas de gesso acartonado e fixadas com parafusos auto-atarraxantes. As juntas são tratadas com fitas e massas impermeabilizantes;
Nas áreas molháveis são utilizadas chapas de gesso do tipo resistentes à umidade, que têm absorção de água limitada em 5%;
As paredes externas podem receber revestimento em chapas de fibrocimento ou sidings vinilicos;
A cobertura permite o emprego de diversos tipos de telha, desde telha cerâmica metálica até de fibrocimento.
Características

A CSN divulga que o sistema possibilita a montagem de uma casa de 50 M2 entre 15 e 30 dias, assim como a adaptação a qualquer tipo de projeto de arquitetura, tamanho da construção ou aplicação.
O sistema é disponibilizado em kits metálicos e proporciona ao construtor a alternativa de fechamentos em diversos materiais, como blocos, tijolos, placas cimentícias ou de gesso, o que for mais adequado e conveniente às necessidades da região onde a casa for construída.

Com este mesmo sistema, é possível construir de quitinetes (embrião), de 23,49 metros quadrados, a casas de quatro quartos, de 68,71 metros quadrados. Os materiais utilizados para a construção da casa são perfis, chapas de ligação, parafusos e esquadrias metálicas em aço galvanizado, como portas, janelas e basculantes.

A estrutura em aço oferece uma série de benefícios, além do curto prazo da construção e do baixo custo. Garante também o melhor controle dos processos em cada fase de produção. Como as paredes são montadas em lugar coberto e protegido, sendo só verticalizadas ao ar livre, o cronograma da obra não sofre interferência de questões climáticas.

E ainda tem mais: a casa de aço é adaptável a qualquer projeto de arquitetura; é mais resistente e leve; possui maior vida útil; conta com maior facilidade para ampliação; e a maneira como o material da obra é estocado - igual ao de uma fábrica - reduz drasticamente as perdas.
Ano de publicação: 2006
Casas
Steel Frame
Casa Grelha
Módulos de 5,5x5,5m
apoiadas em pilares
de concreto.
--------------
Casa Viva
Vantagens e
benefícios do
sistema construtivo.
--------------
Escola no
Canteiro

Escola para
funcionários
aprenderem sobre
steel frame.
--------------
Light Steel Frame
Fundação radier,
perfis de aço e
placas cimenticias.
--------------