Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Edifício Escolar Universidade Anhembi Morumbi
Unidade VI, Campus Vila Olímpia || Arquiteto Francisco Petracco
O Prisma é composto por duas alas de salas de aula e um grande vazio central, generoso, de 16 m, fechado na parte frontal por uma cortina, vazado pelo volume de uma escada com sabor de escultura e, na posterior, pelas salas de Coordenação e laboratórios pertinentes.

A permeabilidade do edifício enfatizado em seu acesso abrigado por uma audaciosa viga treliça de 33 m de vão. Os anseios dos passos fluidos, onde as circulações horizontais e verticais servem de espaços para o comportamento coloquial de interação.

O grande saguão é um espaço árido onde as pessoas constroem sua dinâmica, através de encontros cotidianamente sistemáticos, dos diálogos acadêmicos, com a riqueza de seus pés-direitos descontínuos e variáveis. As salas de panos de vidro refletem o convívio com a sociedade expondo-se e magnetizando.

A busca da harmonia se faz na repetição da linguagem estrutural de seus componentes principais, sempre solicitadas a grandes vãos e no espaço térreo, já em detalhe, pelo ritmo de suas lajes mistas de formas metálicas.

A escada tem a proposição de não macular a generosidade da área, tão esquecida nos programas contemporâneos de escolas e por isso não apóia no chão, está alçada por três tirantes que se prendem à cobertura e se engasta nas vigas dos andares, refletindo-se no espelho d'água, como se fosse o acesso virtual do conhecimento.
Ficha Técnica

Data do projeto: 2001
Data da construção: 2002
Local: São Paulo, SP, Brasil
Colaboração: Ana lidia Faria, Cláudio Akira Ida, Leandro Cerny e Luis Cláudio Araújo
Ano de publicação: 2002