Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Escola Panamericana de Arte em São Paulo
A Escola Panamericana de Arte, inaugurada na avenida Angélica em março de 1999, se tornou uma vitrine de arquitetura e design, acrescentando ao panorama arquitetônico da cidade um edifício transparente do topo ao subsolo, em que a funcionalidade alia-se à estética arrojada.

Construída num terreno de 2.000 m2, localizado na esquina da Avenida Angélica com a Rua Pará, tem uma área útil de 5.000 m2 e abriga em 4 pavimentos e 3 subsolos, 24 salas de aula, galeria de exposições, área de convivência, ateliês de arte e fotografia, e estacionamento.

Para atender às exigências conceituais, estéticas e financeiras, o arquiteto escolheu o uso de estrutura metálica, como solução tecnológica que proporciona velocidade de execução e baixo impacto ambiental, e do vidro para garantir o nível de transparência requerido.

Por outra parte, as características do terreno, em aclive de esquina, apresentou um desafio, em que a estrutura de aço permitiu que o recuo do edifício atingisse até o último subsolo, deixando assim todas as dependências visíveis desde a rua.

Seu afastamento da calçada, permite a ventilação e iluminação dos subsolos, o que faz desnecessário o uso de ar condicionado, reduzindo os gastos com energia, e tornando o acesso possível apenas a través dos tubos metálicos que são as únicas passagens possíveis para o interior do prédio.

A estrutura do prédio foi concebida em pilares e vigas metálicas em aço usi-fire (maior resistência ao fogo) e lajes pré-moldadas protendidas com 4cm de espessura com posterior capeamento em concreto com 6cm de espessura.

A montagem das 330 ton. da estrutura metálica foi executada com auxilio de uma grua instalada no centro do prédio.

Inicialmente foi montada toda a estrutura principal, sendo as vigas secundárias montadas em conjunto com as lajes pré-moldadas por pavimentos do 2º sub solo até a cobertura
Ficha Técnica

Nome da obra: Escola Panamericana de Arte
Localização: Av. Angélica, 1900
Bairro: Pacaembu
Cidade:São Paulo

Data do Projeto: 1997
Data de execução: 1998
Área construída: 5.326,7 m2
Proprietário: Enrique Lipszyc

Projeto Arquitetônico: Zanettini Arquitetura Planejamento Consultoria SC Ltda.

Construção: Construtora Dumez - GTM Ltda. Responsável pela construçào da obra, planejamento e montagem da estrutura metálica.

Aço Especial Usifire: Usiminas forneceu o aço especial que retarda o escoamento dos perfis, em caso de incêndio permitindo grande economia na pintura intumescente.

Proteção Passiva Contra Incêndio: Sermape Engenharia Ltda. Concebida em aço, a Escola Panamericana de Arte – Angélica atendeu às exigências da Instrução Técnica CB 02.33-94 do Corpo de Bombeiros, que determina a Proteção Passiva contra Incêndio nos elementos estruturais em edifícios construídos em aço.
Ano de publicação: 2000