Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Os lucros na Construção Metálica que escapam pelos vãos dos dedos
"Essa serie de observações visa alertar os empresários da construção metálica sobre os principais motivos de diminuição dos resultados financeiros de suas atividades, especialmente quando se trata de empresas de médio e pequeno porte.O enfoque dado nesse artigo é o resultado de mais de cinqüenta anos de vivencias do autor, desde as áreas de projeto, passando pelas realidades da fabricação e terminando pelo transporte e montagem - não esquecendo que a estrutura metálica é o resultado de um processo industrial integrado, qualquer que seja o tamanho e tipologia da empresa e de seu produto."
O que acontece na industria da construção metálica, especialmente nas pequenas e médias empresas

Na realidade pode-se estar perdendo dinheiro e turvando a boa imagem da em presa e do sistema construtivo com aço. O acumulo de desperdícios e ineficiências, que você pode não estar percebendo, leva o seu lucro.Para uma melhor visão dos problemas, proponho um exame de consciência:

1- Você está satisfeito com os resultados financeiros das estruturas que você fabrica e monta?
2- Você já procurou examinar, sem paixões, o porquê de seus lucros não serem os esperados?
3- A concorrência está obrigando você a reduzir os preços, e com isso você baixa as margens ou reduz os custos, em detrimento da qualidade?
4- Para ter a qualidade cada vez mais exigida pelo cliente, seus custos sobem, você aumenta os preços. e perde a obra?
5- Você está ciente de que a qualidade é cada vez mais valorizada, e que uma baixa qualidade pode redundar em retrabalhos? Você ou perde seu lucro ou perde o Cliente?
6- Você está preparado para cumprir fielmente os prazos, ou fica procurando justificativas?
7- Você esta se desculpando, acusando a carga tributária, ou o preço da matéria-prima? Esses componentes são iguais para todos.
8- Você está culpando o Governo, a conjuntura mundial, a recessão, o tempo ou a derrota de seu time para justificar o seu baixo lucro?

Algumas sugestões para um exame de consciência:

Concepção, cálculos, especificações, projetos e desenhos

1.1- Na procura de economias com projetistas ou simplificações de projetos, você tem certeza de que não está criando dificuldades na fabricação e na montagem?

1.2- Seus projetos ou sistemas procuram repetitividade ou modulação?

1.3- Seus desenhos, sejam de fabricação ou de montagem, têm tido todas as informações para evitar enganos?

1.4- Você tem examinado se os projetos que visam apenas economias de peso, não estão gerando aumento de mão de obra, com dificuldades na fabricação?

1.5- Você já se conscientizou de que os desenhos claros e bem elaborados, mesmo que um pouco mais caros, evitam enganos e desperdícios de tempo na fabricação e na montagem?

1.6- Você tem se lembrado de que um projeto, sem as especificações corretas de comprimentos de solda, pode induzir a uma conexão fraca, ou com excesso de cordão, criando risco na resistência, ou encarecendo a obra com gastos exagerados de eletrodos ou gerando tensões inconvenientes?

1.7- Você já examinou que um projeto mal concebido, ou mal detalhado, pode levar á dificuldades na execução, tanto nas conexões parafusadas quanto nas soldadas, e isso gera perda de tempo e dinheiro?

1.8- Você está ciente de que um bom projeto nasce no detalhe, e que é a experiência de fabrica e de montagem que orienta uma solução econômica?

1.9- Você já pensou que apenas o calculo estático, mesmo que feito pelo melhor programa, não é a única condição para um bom projeto com a melhor solução estrutural?

1.10- Você tem presente que um bom projeto com bons desenhos de detalhes deve ser executado por quem conheça o mercado, tanto de matérias-primas, como de demais insumos complementadores, e que o local da obra é importante para as escolhas de materiais e sis­temas estruturais?

Fabricação, controles, acabamentos, equipamentos e mão de obra

2.1- Como está o layout de sua Fábrica?

2.2- O Ferramental e equipamentos estão adequados?

2.3- O seu pessoal da fabrica está preparado e á altura da obra que você contratou?

2.4- Você tem dado ou contratado algum tipo de treinamento para melhorar seu pessoal?

2.5- Os seus soldadores, em especial, estão conscientes de todos os princípios que geram qualidade, sem provocarem desperdícios ou defeitos que resultem em retrabalhos?

2.6- A área de estocagem permite fácil e rápida localização dos materiais?

2.7- Seu almoxarifado de peças auxiliares e materiais de consumo é bem controlado?

2.8- Seu sistema de movimentação interna é adequado?

2.9- A manutenção da fabrica, dos equipamentos e ferramentas, garante que você não tenha surpresas desagradáveis?

2.10- Existe algum tipo de incentivo ao pessoal? Eles "vestem a camisa do time?"

2.11- Como você trata a sucata?

2.12- Como está o piso da fabrica? Não causa problemas no deslocamento das peças?

2.13- As descargas de matérias-primas são eficientes? Os carregamentos estão preparados para não danificarem as pinturas?

2.14- A limpeza previa e as pinturas são eficientes e corretas e não originam reclamações do cliente ou necessidade de repinturas, sempre onerosas?

Transporte e montagem

3.1- A montagem tem sido planejada, e conta com desenhos e acompanhamentos adequados para permitir eficiência e rapidez?

3.2- As descargas das peças estruturais têm sido feitas em locais adequados e devidamente preparados?

3.3- Você tem verificado a exatidão das bases ou apoios antes do inicio da montagem?

3.4- O canteiro de montagem costuma estar preparado para você não perder tempo?

3.5- O pessoal de montagem tem sido eficiente e capaz para evitar erros que geram correções onerosas?

3.6- Você escolhe correta mente o equipamento de montagem, e leva em conta o custo - beneficio?

3.7- Quando você terceiriza a montagem, o seu critério de escolha é apenas de preço ou você verifica a experiência do pessoal?

3.8- Você se preocupa com equipamentos de segurança?

3.9- Você emite romaneios de embarque compatíveis com as marcas dos desenhos de montagem?

3.10- As peças saem da fabrica com marcações claras e devidamente posicionadas para facilitar, evitar enganos e agilizar a montagem?

Essas perguntas e tantas outras que você deve fazer, focalizam uma serie de pequenos problemas que, pouco a pouco, levam você a gastar mais tempo, mais material, mais dinheiro, mais saúde, consumindo os lucros teoricamente previstos.
Autor: Engenheiro Paulo Alcides Andrade
Ano de publicação: 2007