Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Fae Business School - Colégio Bom Jesus
O mix eficiente de materiais e cores usadas na fachada dão um toque imponente ao prédio
Localizado no centro de Curitiba, uma fachada de visual incomum e complexo chama a atenção dos transeuntes. Localizado na Av. Visconde Guarapuava, o projeto foi encomendado pela Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus.

Projetado pelo escritório Sakaguti Arquitetos Associados, o prédio serve como uma das bases de aula do FAE Centro Universitário, um dos centros universitários mais bem conceituados do Estado, quiçá do país.

A FAE Business School tem por finalidade abrigar todos os cursos de pós-graduação, educação corporativa e executiva (MBA) da tradicional instituição de negócios do grupo Bom Jesus, a saber:

• 20 programas na área de Negócios(business)
• 3 na área de Engenharia e Gestão de Operações
• 4 cursos na área de Ciências Humanas e Jurídicas
• 4 cursos de Master Business Administration( MBAs)

A programação curricular do estabelecimento de ensino também inclui os cursos de:

• Coaching Executivo
• Empreendedorismo
• Negócios Sociais
• Sustentabilidade
• Governança Corporativa
• Desenvolvimento de Lideranças
• Mestrado profissional em Administração
• MBA Executivo

De acordo com o executivo, Jorge Siarcos, ‘’o novo prédio solucionará a demanda pelos cursos de graduação e pós-graduação”.
Planos Retos e Grandes Espaços em Branco

A construção é uma combinação bem articulada de painéis de alumínio, vidro, vigas e revestimento metálico.

O diferencial da obra são os detalhes chamativos de suas paredes de vidro transparentes e suas treliças de aço negro expostas como peças essenciais na formação da imagem do prédio.

O visual do edifício sede da FAE Business School ou Colégio Bom Jesus no centro de Curitiba se destaca por seu design prático ao utilizar as linhas retas a favor da arquitetura.
Possuindo 10 pavimentos além de 5 subsolos, todas as fachadas possuem visual diferente uma das outras, e harmonizam não só o aspecto estético - mas também o técnico - foi um desafio. Além disso, cuidados com o custo geral da construção também foi pensado.

Por motivo de custo e conveniência, a fachada voltada para o sul é a que tem menos detalhes expostos, já que é também a parte menos visível do edifício por conta de sua proximidade com um prédio próximo. Não fez grande diferença, já que as outras faces foram exploradas de maneira eficiente e aprimorada.
Apesar do prédio ter sido todo elaborado em planos retos e relativamente simples, a composição geral faz seu trabalho ao chamar a atenção para os detalhes. A fachada norte, que também é a principal, abusou de linhas horizontais que contrastaram com o vidro espelhado.
A Transparência da Construção

O lobby foi um dos espaços mais bem trabalhados no projeto. O andar térreo, onde ele fica, ocupa o espaço de mais dois andares superiores, num amplo espaço rodeado de paredes feitas em vidro transparente.

Nesse ponto, os painéis feitos de vidro transparente foram encaixados em peças de alumínio com acabamento preto. Outros detalhes de acabamento, como os arremates, também receberam um tom escuro com alto brilho.
Estruturas em alumínio pintadas em tons brancos também fazem parte dos detalhes que constituem a fachada principal. O vidro foi trabalhado no lobby especialmente para que mantivesse essa transparência, ao contrário do resto do prédio que abusou de vidros laminados. Um pequeno detalhe em tom acobreado também marca presença.
Alumínio e Vidro
As estruturas horizontais que rodeiam o prédio, e ganham ainda mais destaque na fachada, foram trabalhadas em alumínio composto. O material já é comumente utilizado em fachadas por seu potencial de acabamento e durabilidade.
No projeto, o material foi trabalhado inclusive em mais cores, que é uma das vantagens do mesmo. Ele é visível no projeto em um tom branco e outras vezes também num tom de cobre puxado para uma cor mais terrosa.
As vigas em alumínio presentes nos 7 andares superiores ganham um destaque ainda maior diante o vidro laminado e unem as faces leste e norte proporcionando um design arrojado. Na face principal, a grande estrutura com painel metálico quadroline.

À distância, as vigas de alumínio horizontais parecem uma peça só, mas, na verdade, se unem em pares de vigas que, além de formar o visual do edifício, também são peças importantes para estruturar a obra.
Apenas um ponto da grande estrutura interrompe a imensidão preta do material, onde está o elevador panorâmico, trata-se de uma linha reta feita toda em vidro laminado refletivo que chama a atenção logo ao canto do revestimento de quadroline.

As estruturas de vidro que cobrem todo o edifício, apesar de nem todas estruturas de vidro terem a funcionalidade, as que possuem até uma determinada abertura, que possibilita uma melhor circulação de ar.
Ecologicamente Correto

Na face leste, uma cortina verde chama atenção sobretudo pela beleza, e ajuda a criar uma cobertura sombreada para o interior do prédio.
Similar à uma parede verde, que tem como um dos muitos benefícios a diminuição da temperatura de qualquer construção, a única diferença entre a parede e a cortina verde está em sua composição.

A cortina verde possui mais espaço entre as plantas, possibilitando que alguém de fora consiga enxergar através das plantas. Além de ser uma medida sustentável, dispensa ao ambiente ainda mais charme.

Já na face principal do prédio, o destaque está na longa viga lateral em tom cobre que vai do início do prédio até o topo. O tom de cobre complementa perfeitamente os tons em preto e branco que fazem parte do projeto.
Ficha Técnica

FAE BUSINESS SCHOOL

Cliente- Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus
Local- Curitiba, Paraná
Área do terreno- 2.114,00 m²
Área construída- 19.768,06 m²
Projeto -2013
Conclusão da obra -2016

Arquitetura Sakaguti Arquitetos Associados - Adolfo Sakaguti, Tatiana Sakaguti Watanabe (autores), Mauro José Netto e Camila Shinike (arquitetos colaboradores)

Construção Grafit Construtora Gerenciadora ❘ WP Engenharia

Fachadas Hedron Engenharia (consultoria, fabricação e montagem).
Estrutura metálica- engenheiro Norimasa Ishikawa (projetista); Andrade Rezende Engenharia de Projetos (cálculo estrutural e ancoragens)

Estrutura de Concreto -AS Estruturas

Acústica- DQZ Acústica (consultoria)
Fornecedores
Vidros- Cebrace (chapas); Brazilglass (beneficiamento)

Perfis de alumínio composto- Belmetal (cor cobre); Projetoal (cor branca) Silicone estrutural

DowCorning Fita VHB 3M

Revestimento de alumínio -Hunter Douglas
Painéis Acústicos -Ambi Brasil

Fonte: Redação : Equipe Portal Metálica - Lia Gonzaga.
Data de publicação: 18/07/2016