Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS

CASOS RESOLVIDOS DE LIGAÇÕES PARAFUSADAS
Descrição do curso

Curso com Certificado de Conclusão Digital

Valor: R$ 290,00
Inicio: aberto para início imediato.
Professor: Eng. Alexandre L. Vasconcellos M.Sc., MBA, PMP

MATRÍCULAS ABERTAS!

Curso 100% online.

DEDICAÇÃO E CARGA HORÁRIA:
5 semanas de estudo
10 horas de videoaulas
4-5 horas / semana

Informações gerais

Conteúdo


  • Concepção de ligações

  • Conceito de ligações rígidas e flexíveis

  • Ligações em barras com esforços normais

  • Ligações submetidas a momento fletor

  • Efeito alavanca

  • Ligações excêntricas

  • Emendas de barras simples e compostas submetidas a esforços normais

  • Emendas de vigas e colunas submetidas a flexão e cisalhamento

  • Bases de colunas

  • Aplicações práticas

  • Controle de qualidade e ensaios não-destrutivos

  • Custos comparativos de ligações parafusadas para o projeto, fabricação e montagem de estruturas de aço

  • Exemplos de cálculo resolvidos com o dimensionamento de conexões parafusadas.


  • Objetivo

    Nesse curso, iremos explorar as teorias que proporcionam as bases de cálculo das ligações parafusadas em estruturas metálicas.
    Vamos desenvolver a sua capacidade de pensar os modelos de cálculo considerando a compatibilidade dos deslocamentos e a distribuição dos esforços, fornecendo-lhe as ferramentas para a realização de uma boa análise para o cálculo estrutural.
    A análise estrutural da ligação é fundamental para o entendimento, a concepção e escolha do modelo de cálculo e para fazer recomendações fundamentadas e razoáveis para o seu detalhamento, fabricação e montagem e as medidas que deve tomar para minimizar os custos.
    Estudantes trainees, projetistas, tecnólogos, técnicos, engenheiros e arquitetos podem dominar esses fundamentos.
    Também iremos apresentar e resolver exemplos de aplicações em projetos estruturais, sendo essencial para a compreensão dos critérios técnicos e econômicos no dimensionamento de ligações parafusadas em estruturas de aço.
    O curso abrange tanto as ligações rígidas quanto as ligações flexíveis e os aspectos que influenciam o comportamento global das estruturas.
    Com casos extraídos de projetos reais você vai aprender como avaliar e escolher o modelo de cálculo, construir e calcular a ligação, formular e avaliar hipóteses de cálculo e definir os esforços em cada elemento da ligação.
    Opcionalmente, você poderá contratar a qualquer momento, até o prazo final do curso, o serviço adicional de avaliação do projeto final, no qual você poderá aplicar suas habilidades e aprendizado através da concepção e cálculo das ligações. O projeto proposto será avaliado e comentado pelo professor Alexandre L. Vasconcellos.

    Público alvo

    Engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações, tecnólogos, projetistas, estudantes de engenharia e arquitetura.

    Certificado

    Certificado de Conclusão para os alunos que participarem de no mínimo 75% das atividades.

    Investimento

    Investimento de R$290,00 (duzentos e noventa), pagos via PagSeguro, boleto bancário e opções de parcelamento via cartão de crédito. Para pagamentos no exterior entrar em contato conosco.
    Eng. Alexandre Luiz Vasconcellos

    Engenheiro Civil, Pós-graduação e MBA pela USP e UNICAMP. Cursou especialização em Modelos Mentais na Universidade de Michigan, Estratégia de Negócios na Universidade da Virgínia e Empreendedorismo na Universidade de Maryland. Foi Diretor Geral ds Método Estruturas, Diretor na MERRILL LYNCH & CO.INC. Assessor Técnico da Alufer Construções e atualmente Coordenador e Professor da Engeduca, professor da Administração da Produção, Gestão empresarial, Cálculo e Projetos de Estruturas Metálicas em diversas universidades paulistas. Autor do manual "Ligações em estruturas metálicas" publicado pelo CBCA. Artigos Técnicospublicados em revistas, congressos e seminários. Membro da Comissão para revisão da NBR8800/2008 e da NBR16239/2013 entre 2004 e 2013. Coordenador do Programa Setorial da Qualidade na ABCEM/IBS. Professor adjunto de Estruturas Metálicas. PUCCamp e FEA. Direção de obra e projetos desenvolvidos para Petrobras, Vale, Alunorte, Albras, JHS-F, Iguatemi, Autonomy, Tishman Speyer, Fibra Experts, Hyatt, Amil entre outros.