Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Projetos em 3D: uma visão clara do resultado final
‘’A melhor forma de prever o futuro é criá-lo’’
Projete o futuro, modele o mundo e transforme seu ambiente com as ferramentas de projetos potentes e de última geração.
Todos nós que trabalhamos na área de engenharia e arquitetura sabemos que planejamento, harmonia e eficácia são qualidades fundamentais para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos grandiosos.

Por essa razão, arquitetos, designers, engenheiros e profissionais artesãos utilizam a tecnologia como uma grande aliada para garantir que essas três características estarão em cada etapa do projeto, independente de sua natureza ou finalidade.

Um profissional de alto padrão reconhece que antecipação e funcionalidade configuram um projeto perfeito. O questionamento que fica é:

Como antecipar uma obra e torná-la funcional?
A resposta é muito simples e podemos encontra-la no que se convenciona chamar “Projetos 3D”.
Hoje em dia, esse conceito está se ampliando e atingindo diferentes áreas e profissões.

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar dele e talvez tenha visto até na prática sem saber exatamente do que se trata.

Abordaremos aqui, quatro aspectos interessantes dos Projetos 3D, e são eles:

- O que são Projetos 3D?
- A importância dos Projetos 3D.
- Como os Projetos 3D podem ser empregados na Arquitetura.
- Softwares para Projetos 3D.
O que são Projetos 3D?

Os Projetos 3D são apresentações matemáticas e virtuais que mostram uma visão espacial de determinado ambiente, local ou objeto a ser construído e personalizado. Essa visualização busca esclarecer a forma como se desenvolverá o projeto, assim como informar de que maneira os itens serão dispostos e os materiais necessários à realização da obra.

O termo 3D indica as três dimensões essenciais na criação de uma estrutura:

• Piso
• Parede
• Teto

Nesse caso, serão demonstrados os detalhes e a dimensão dos objetos, as cores, texturas e todos os recursos que compõe o ambiente.

A riqueza de detalhes oferece maior precisão na construção dos ambientes otimizando o projeto e garantindo uma satisfação do cliente completa.

O intuito é demonstrar ao cliente um resultado real e antecipado do seu investimento, dando segurança ao permitir alterações, maior aproveitamento do espaço e aperfeiçoamento antes mesmo de colocar a ideia em prática.
A importância dos Projetos 3D
“Qualidade é adequação ao uso. ”
Apesar de diferentes conceitos, a qualidade é uma característica fundamental em qualquer empresa, profissional, produto ou serviço de alto gabarito. Hoje, ela é sinônimo de redução de custos, tempo, maior satisfação e claro, adequação às necessidades do cliente.

Para Juran, ela é uma atividade administrativa que demanda três processos gerenciais:
planejamento, controle e melhoria.

O planejamento se dá a partir da:

- Definição do perfil do cliente e dos seus interesses
- Especificação dos atributos da obra ou produto
- A criação da obra ou produto a partir do briefing original oferecido pelo cliente.

O ‘’controle’’ é o zelo pela qualidade dos processos, do produto e dos indivíduos envolvidos assegurando o cumprimento do que foi planejado. Enquanto, a ‘’melhoria’’ é chegar a excelência do que está sendo executado.

A partir de tal descrição se torna fácil observar a Qualidade nos Projetos 3D e a importância que esse recurso possui.

Claramente, ele auxilia em todos esses três processos norteando cada ação a ser tomada empregando um diferencial competitivo e atribuindo valor ao trabalho exercido. Além, é claro, de mostrar a real preocupação como o profissional trata os interesses e necessidades de seus clientes.
Como os Projetos 3D podem ser empregados na Arquitetura
A utilização do 3D no Brasil foi intensificada a partir de 2008 com o reconhecimento de que a análise das três dimensões ofertava maior rapidez, interação na criação e redução dos custos do desenho e arte das construções.

Quando se fala em rapidez, se quer dizer que, por ser uma tecnologia baseada em bancos de dados se faz desnecessário reiniciar todo o projeto caso precise modificar determinada área. Portanto, o tempo é menor e as modificações são mais práticas certificando uma grande interação entre construtor e obra.

A redução de custos é outro quesito. O desperdício diminui já que erros podem ser eliminados antes mesmo de chegarem à obra permitindo construções mais baratas e enxutas que não necessitaram de reformas.

Os Projetos 3D, basicamente, objetivam uma melhor experiência para o cliente buscando qualidade e ofertando maior personalização.

Além, é claro, de permitir ao arquiteto um vislumbre mais realístico de como se estruturará o seu projeto e quais recursos ele necessitará.

Eles podem ser aplicados tanto no designer de ambientes internos e externos, assim como projetos corporativos e residenciais. Além disso, permite o desenvolvimento de móveis projetados e ambientes que o comportem.

Portanto, os desenhos em 3D atingem grande parte dos serviços oferecidos pelos arquitetos.
Softwares para Projetos 3D

Os Projetos 3D são um belo exemplo da tecnologia integrada a Arquitetura de ponta.

São produtos que são modelados a partir de softwares especializados em tecnologia 3D ou programas gráficos de computadores.

Os softwares mais utilizados atualmente são:

• Auto CAD 3D
• Revit
• Inventor
• Sketchup

Os três primeiros são criação da gigante AUTODESK. Desenvolvidos com enfoque na projeção e designer de construções e edificações, eles permitem dinamismo e simulação em uma única tela. São normalmente usados por aqueles que desejam precisão e clareza na hora de suas apresentações.

• O AutoCAD 3D foca na criação de detalhes.
• O Revit foca na criação dos projetos e manutenção das construções.
• O Inventor é permitido para quem deseja criar e simular produtos.
• Sketchup é uma super produção de criação da Trimble, que oferece programa sinergia e qualidade em suas apresentações aliada à uma gama imensa de dimensões e ajustes.
Projetos criado com o software Inventor
A Versatilidade dos Softwares da Autocad

Engana-se quem pensa que projetos em 3D restringem-se apenas à segmentos específicos do mercado.
Calçado projetado com auxílio do Inventor
Preste atenção, na beleza e riqueza dos detalhes.
Autores: Peter Druker
Joseph Juran
Redação : Equipe Portal Metálica - Lia Gonzaga.
Data de publicação: 20/07/2016