Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Casa Lustron
Construindo o sonho americano
Estilo e simplicidade eram os ingredientes das Casas Lustron (Lustron House) na década de 40 e 50. Todas produzidas em aço esmaltado pré-fabricado, as casas uniam em sua essência a extrema durabilidade com uma montagem rápida e eficiente.
Patenteada pela Lustron Corporation, as residências guardavam o potencial de todo sonho americano numa única grande estrutura metálica, distribuída em 8 modelos pré-fabricados de montagem rápida.

Os Estados Unidos durante o período após a Segunda Guerra Mundial foram o reduto principal desse modelo residencial, e as casas tinham o objetivo de abrigar os milhares de militares que acabavam de voltar da guerra e queriam morar com sua própria família.
Diante da crise imobiliária da época, a Casa Lustron, toda pré-montada, foi uma solução eficaz e econômica.

De durabilidade singular e representante de um projeto inventivo, as casas todas montadas em aço prezavam pelo conceito minimalista e o aproveitamento do máximo de espaço possível.

Milhares dessas casas foram montadas entre 1948 e 1950, e, ainda hoje, é possível encontrar mais de 2000 exemplares das Casas Lustron espalhadas pelos 36 Estados americanos. Fora isso, elas também podiam ser encontradas, na época, em alguns lugares na Venezuela.
Design de característica singular

Com toda sua estrutura feita de aço, e cobertura e fachada em aço esmaltado, as Casas Lustron possuem um design de características únicas. O aço por si só já é um material conhecido por ser um item flexível na arquitetura e até mesmo na decoração.

Montar uma casa com sua estrutura toda em aço, portanto, é investir numa extrema durabilidade aliada ao estilo. O sistema da casa é todo composto por estruturas de aço casadas com pregos de aço e treliças, garantindo, inclusive, rapidez na montagem da casa.
Durabilidade e estilo

O aço esmaltado utilizado foi especialmente produzido para que não fossem necessárias muitas intervenções ou manutenções na casa. Disponível em 4 cores, as Casas Lustron eram vendidas com a proposta de uma casa de visual único aliado à facilidade e até ausência de manutenção.
A pintura da fachada e interior possuíam a vantagem, então, de nunca precisarem de uma mão extra de tinta ou renovação de pintura.

Ferrugens e pragas como ratos e cupins também não se apresentam como um problema, diante da estrutura em aço esmaltado preparado até mesmo para resistir à ação da maresia e incêndios.
Até mesmo o interior da casa foi pensada de forma que não precisasse de reformas constantes, com sua pintura de alta durabilidade.
A Casa Lustron foi criada por Carl Standlund, inventor conhecido por criar, dentre outras coisas, sistemas de ar condicionado para salas de cinema e máquinas de remoção de papel de parede.

A publicidade da época enfatizava o potencial da casa enquanto sua falta de necessidade de manutenção e reformas eram as principais vantagens do sistema. A própria simplicidade da montagem dava ao comprador a possibilidade de morar numa casa completamente nova sem os ônus de esperar pelo processo de construção.

Além da rapidez na montagem de uma casa completamente nova, o interior da Casa Lustron de um modo geral era considerado de forma que fosse economizado o máximo de espaço possível. Abraçando um conceito de pós-modernidade minimalista, os móveis que compunham a decoração tinham design simples, mas úteis.
Realização do sonho americano: Lar, Doce lar

Adaptada por engenheiros para a produção em massa, a casa é, sobretudo, a realização do sonho americano de casa perfeita aliada à eficiência e rapidez nos processos de montagem e construção.

A única estrutura em concreto utilizada na casa é sua base, fundada muito antes da montagem das peças de aço. A marca impressionante da casa com certeza está em seu tempo curtíssimo de montagem, que não levava mais que 2 semanas.

Com o conceito de dar ao comprador uma casa própria de rápida aquisição, os valores das Casas Lustron também se apresentavam como uma grande vantagem, principalmente se pensarmos em sua extrema durabilidade.

Os valores variavam de $ 8.500 até $ 10.500 dólares, algo em torno de 27 mil reais até R$ 34 mil em valores atuais.
Encanto registrado na história

Produzir casas pré-montadas em larga escala foi uma prática comum no século XX, por isso, as Casas Lustron não foram as primeiras a propor uma montagem rápida e eficiente de residências.
Muitas outras empresas trabalhavam nesse mesmo sentido desde o inicio do século XX, dentre elas a Alladin, Gordon-Van Tine e Montgomery Ward. No entanto, todas trabalhavam com casas pré-montadas com peças em concreto e outros materiais utilizados comumente em construções.

Apostar numa casa totalmente feita de aço esmaltado pré-moldado foi, sobretudo, apostar num kit de montagem de residência realmente eficiente e que conseguia levantar um grande número de casas com pouca mão de obra.

A própria durabilidade do aço esmaltado, em detrimento das coberturas e pinturas utilizadas no concreto de casas convencionais, já se apresentava como um grande ponto diferencial.
Não à toa, muitas das casas construídas na época resistem até hoje e fazem parte de registros históricos que documentam o período após a Segunda Guerra.

Quer conhecer um pouco mais sobre essas charmosas casas de aço? Nesse vídeo disponível no YouTube, é possível explorar um pouco o interior das casas e saber mais sobre sua história.



Ficha Técnica


Nome da obra: Casas Lustron (Lustron House)
Arquitetos Responsáveis: Carl Standlund
Ateliê ou Firma de Arquitetura Responsável: Lustron Corporation
Ano: de 1948 até 1950
Materiais Empregados: Aço esmaltado pré-fabricado