Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Campus da Universidade Paulista UNIP em Manaus, AM
Com 10.000m² construídos em apenas quatro meses, a primeira fase da unidade de Manaus da Universidade Paulista (UNIP) estabelece a identidade visual da instituição com linguagem contemporânea.

O projeto de Paulo Sophia adota conceitos próprios do escritório aberto para obter a flexibilidade de uso necessária ao conjunto, que terá ainda duas etapas de ampliação.
O terreno com 127.000m², onde se situa a UNIP, comporta o extenso programa do campus universitário, com seus três blocos de dois prédios cada um, estacionamento, clube com piscinas, quadras poliesportivas e grandes espaços para circulação atendendo até 10.000 alunos .

Este projeto previsto para ser executado em três fases, inclui um programa de recuperação ambiental da floresta amazônica
Implantação
1- Estacionamento / 2-Recreação /3- Piscina / 4-Vestiários /5- Quadra /6- Jardim/7- Caixa D'água / 8- Ampliação futura/9- Igreja Quadrado cinza: Blocos 1 e 2
O bloco concluído em fevereiro de 2001 pouco antes do inicio das aulas, está formado por dois prédios de quatro pavimentos, interligados por uma área de convivência e circulação cujo pé-direito tem a altura total da construção, executada em estrutura metálica com fechamentos de vidro, policarbonato e cobertura de telhas termo-acústicas.

Quando os dois outros blocos estiverem prontos, esta praça central medirá 60 x 23 m e também será vedada e climatizada, tornando-se o elemento principal de integração dos espaços.

Divisórias acústicas moduladas, tomadas de piso, iluminação flexível, garantem a funcionalidade do projeto, permitindo que as salas multiuso de 100m² sejam remanejadas conforme a necessidade em espaços maiores ou menores .

Esta primeira etapa comporta ainda uma sala de teatro para 300 espectadores, laboratórios e setores administrativos e de apoio.

A opção pela construção industrializada, o uso de painéis de fechamento pré-fabricados, a modulação que permite vãos livres de 10 e de 13 metros, e o uso da estrutura metálica, permitiram resolver com sucesso o extenso programa executado em apenas quatro meses.
O Projeto
Legendas

1 - Galeria
2 - Hall
3 e 4 - Sanitários
5 e 6 - Camarim
7 - Foyer
8 - Auditório
9 - Palco
10 - Apoio Auditório
11 - Hall escada secundária
12 - Circulação
13 - Salão Múltiplo Uso
14 - Passarela Metálica
A Obra em Imagens
Acompanhando o perímetro dos blocos as passarelas metálicas facilitam o acesso a todas as instalações, conduzindo às torres de circulação localizadas nas cabeceiras dos edifícios. Foi previsto um elevador para deficientes físicos em cada prédio.
Ficha Técnica

Universidade Paulista - UNIP

Local: Manaus, AM
Data do projeto: 2000
Data do término da obra: 2001
Construção: Construtora J. Nasser
Área do terreno: 127.000,00 m2
Área construída: 10.000,00 m2
Arquitetos: Paulo Sophia, Washington Takiishi e Marco Fogaccia
Arquitetos Colaboradores: Daniella Vian Matavelli, Veridiana Ruzzante e Regina Saemi Kikkawa.
Estagiários: Alessandra de Andrade, Claudia Mayumi Iseri, Cleber da Silva Paschoa e Karla Neves de Souza.
Estruturas Metálicas: A36
Estruturas de Concreto: Plâncton
Instalações: SL
Ar-condicionado: Engetherm
Ano de Publicação: 2001