Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
TOLL GATE em BAKU: uma obra de arte em metal
O Toll Gate, localizado em Baku, capital do Azerbaijão, é um arco elíptico enorme, com 70 metros de comprimento, estendendo-se como um grande portão, instalado sobre a porta de pedágio na estrada de acesso ao aeroporto da capital desse país asiático.
O portal foi o primeiro projeto de Waagner-Biro no país, uma solicitação da empresa Silkway AG Baku Steel Construction, realizado pela Trade Project Engineering, uma construção que teve início em 2009 e inaugurada menos de um ano depois, em outubro de 2010.
Um portal para Baku
O Tool Gate é, atualmente, o portal para entrada e saída de Baku, a capital e maior cidade do Azerbaijão. A cidade, localizada às margens do Mar Cáspio, é também o maior porto do Azerbaijão.

Baku é uma cidade dividida em duas partes principais: a cidade baixa e a cidade velha, abrangendo um total de 21,5 hectares, com mais de 2 milhões de habitantes, entre eles, refugiados de outros países, geralmente de cultura muçulmana.

A cidade, em 2007, foi declarada Capital da Cultura Islâmica de 2009, exatamente no ano em que teve início a construção do Tool Gate.

O Tool Gate foi construído sobre a entrada do Aeroporto de Heydar, em sua estrada de acesso, utilizando uma linguagem de design que foi também aplicada ao telhado do aeroporto.

A obra consiste num arco elíptico de 28 metros de altura, com 72 metros de largura, cobrindo toda a vida de acesso do aeroporto.

Sua montagem exigiu 800 painéis, todos feitos em metal dourado expandido, que são mantidos suspensos através de cabos.

O centro do Toll Gate é decorado com a estrela azeri, uma estrela de oito pontas que representa a cultura dos povos que formaram o Azerbaijão.

No escuro, a estação de pedágio coberta pelo Toll Gate, emite um constante brilho dourado.

Uma obra que parece flutuar no espaço
A monumental construção mostra-se impressionante aos olhos de quem chega ou sai do Azerbaijão utilizando o aeroporto.

O Tool Gate é um monumento que parece flutuar no ar, mostrando-se leve com sua superfície parabólica, numa curvatura que transmite aos passantes o desejo de voar.

Sua área de cobertura é limitada, apoiada pela curvatura oval e curvada em três dimensões, fornecendo aos que a visualizam uma sensação maior de grandeza.

Os painéis do telhado são feitos de metal, ladeados um a um e suportados por cabos, pairando sobre as doze faixas da estrada que levam e trazem veículos do aeroporto.

O Tool Gate, com sua pujança, anuncia a presença do aeroporto, utilizando materiais que lhe fornecem uma estrutura dinâmica, integrada perfeitamente com a estrutura planejada para o conjunto arquitetônico onde está instalado.
Um projeto ousado marca o Toll Gate
O Toll Gate é uma obra ousada, mostrando um forte simbolismo dos projetos emergentes na arquitetura, que também se reflete na expressão praticamente artística, como uma escultura montada em pleno ar para ser apreciada por todos.

Atravessando totalmente a estrada, o Toll Gate não perde sua simetria, como se estivesse protegendo pessoas que entram e saem do aeroporto.

Seus lados, onde se apoia sobre o chão, dão a impressão de simplesmente repousar sobre suas fundações.
Como foi construído o Toll Gate
A monumental obra, hoje apreciada por tantos que por ela passam, teve suas chapas pré-fabricadas, usando modelos em tamanhos transportáveis, como se fosse um grande quebra-cabeça, eficientemente planejado.

A fábrica para as chapas do Tool Gate foi montada numa região próxima, evitando altos custos e maior rota de transporte.
Depois da entrega dos elementos que iriam montar o portal-monumento, cada peça foi levada por um guindaste móvel, unindo-se à armação de espaço de apoio e soldadas entre si.

Os mais de 800 painéis que serviram para a construção do Tool Gate formam uma malha de metal dourado, todas elas suspensas por fixações pontuais, com cabos transversais em intervalos de 1,40m.

O portal é visível de praticamente toda a cidade e, para o aeroporto e pessoas que o utilizam, mostra-se como uma escultura, com magníficos efeitos dourados durante a noite, num jogo sutil de iluminação.

Para ver mais sobre essa obra fantástica engenharia acesse:


Ficha Técnica

Nome: Toll Gate
Localização: Entrada do Aeroporto de Heydar, em Baku, no Azerbaijão
Arquiteto: Waagner-Biro
Escritório de Arquitetura: Trade Project Engineering
Área: 72 metros quadrados
Ano de Construção: 2009 – 2013
Construtora: Silkway AG Baku Steel Construction
Materiais empregados: aço

Fonte: Redação : Equipe Portal Metálica - Lia Gonzaga.
Data de Publicação: 05/01/2017