Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
O Palácio de Reichstag
Caracterizado como um dos pontos turísticos mais procurados da Alemanha, especialmente por turistas que visitam a cidade de Berlim, o Palácio de Reichstag além de ser uma das obras mais bonita do planeta, é um local de muitas histórias e acontecimentos marcantes para os germânicos.

A importância do Palácio de Reichstag ultrapassa apenas o nível dimensional. Muitos dos eventos históricos importantes da história alemã aconteceram dentro desta obra, tal com a proclamação da república feita em uma das suas janelas em novembro de 1918.

Atualmente, além de ser um grande ponto turístico e de visitação internacional, o local também abriga o parlamento alemão
A construção do Palácio de Reichstag

Sua construção foi muito mais longa do que se possa imaginar. A pedra fundamental da obra foi colocada pelo então imperador Guilherme I no ano de 1882 e apenas doze anos depois, em 1894, ela foi finalizada.

A obra tem dimensões impressionantes (especialmente para a época de construção) – são 137 metros de comprimento e 97 metros de largura.

O projeto foi realizado por Paul Wallot, um dos mais renomados arquitetos alemães da história.
Nascido em 1841, ele frequentou escolas de Darmstadt e Hannover antes de ingressar para a Academia de Berlim de Arquitetura no ano de 1861, realizando diversas viagens pela Europa antes de vencer o concurso de projeto para o edifício do Reichstag, a grande obra da sua vida.

O palácio foi feito construído em aço e vidro, e se hoje em dia é bastante comum ver obras com estes materiais, essa era sem dúvida uma técnica de construção extremamente difícil e audaciosa para a época.
O incêndio misterioso

Como não poderia deixar de ser dado o seu ano de inauguração, o Palácio de Reichstag teve participação no período do nazismo pregado por Adolf Hitler. Em fevereiro de 1933, em circunstâncias que jamais foram esclarecidas pelas autoridades, o prédio sofreu com um grande incêndio, destruindo completamente a sala do plenário e a sua cúpula.

Premeditado ou não, nunca se esclareceu. O fato é que com esse incêndio, Hitler utilizou-se do ocorrido para iniciar uma forte perseguição contra os seus oponentes. Ele chegou ao local pouco depois de bombeiros e policiais, encontrando um conhecido comunista (Lubbe) dentro do local e permitindo ataques aos grupos comunistas.

Sua primeira e imediata ação como chanceler (cargo de Hitler naquele momento) foi incentivar o presidente alemão (Paul Von Hindenburg) a promover o Decreto do Incêndio de Reichstag o qual, entre outras medidas, suspendia os direitos humanos. A medida foi fundamental para o crescimento dos nazistas que passaram a ser maioria no Palácio. Com ainda precisavam de mais cadeiras, Hitler e sua tropa passaram a subornar e ameaçar os demais partidos para garantir o número que precisavam para dominar o poder.

Pode-se dizer, portanto, que também foi no Palácio de Reichstag que Hitler aplicou uma das suas principais manobras políticas para dominar a Alemanha e, posteriormente, gerar a Segunda Guerra Mundial.

Foi durante este evento mundial inclusive que o prédio voltou a sofrer com incêndio e furtos ao ser atacado em 1945 na chamada Batalha de Berlim.

Após o seu segundo incêndio, o Palácio de Reichstag esteve à beira de uma demolição, fato que ficou apenas na pauta de discussão. Em 1956 ficou decidido por uma restauração conduzida por Paul Baumgarten e que foi realizada entre 1961 e 1964.

As histórias polêmicas no local, porém, começaram muito antes do nazismo de Hitler. Ainda com nos tempos de império, Guilherme II ridicularizou o Parlamento da época, chamando-os de “uma casa de macacos”. Além disso, como já citamos, foi no Palácio que a Alemanha teve sua república proclamada.
O Palácio de Reichstag divide a Alemanha

Não foi apenas durante o nazismo e a Guerra Mundial que a obra teve protagonismo. O mesmo voltou a acontecer durante e Guerra Fria, dividindo a Alemanha ao meio entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. O prédio ficou muito próximo do muro de Berlim, sendo constantemente um atrativo para a disputa daquela situação.

Foi em frente a ele que o prefeito de Berlim (Ernst Reuter) proferiu um importante discurso no ano de 1948: “Vós povos do mundo, assisti esta cidade”. Até 1990, data do final da Guerra Fria, o local foi utilizado apenas para encontros raros e exposições. Foi também dentro dele que a paz foi selada para os dois lados da Alemanha: a cerimônia de reunificação ocorreu dentro do Reichstag, reunindo todo parlamento alemão novamente.

Após a reunificação, o Reichstag passou por uma nova reconstrução, desta vez projetada por Norman Foster.

A nova obra foi considerada um sucesso porque além de resgatar a história (a obra foi concluída com referência ao projeto original de 1894), ela também se tornou adaptada para a recepção de turistas interessados em conhecer a história alemã.
Mensagens do governo ao povo

Sua cúpula de vidro é um dos marcos centrais da obra e permite uma bela visão do entorno para os visitantes.

A construção com aço e vidro permite uma visão agradável a quem trabalha na Câmara alemã. A possibilidade de visitações mesmo durante horários de expediente dos políticos é uma mensagem do governo sobre transparência e acesso dos seus cidadãos.

Outra mensagem implícita com essa cúpula de vidro é de que as pessoas estão acima dos políticos na hierarquia política do país já que ela pode ser acessada mesmo em horários comerciais e a Câmara funciona abaixo de onde podem estar os visitantes. O grande objetivo no final é afastar a imagem do nazismo de Hitler que perdurou por anos.

Hoje, o Palácio de Reichstag é um dos locais mais procurados pelos turistas em Berlim. E a visitação pode ser feita sem custos, mas é necessário agendar com dois dias de antecedência apenas para melhor organização e controle das visitas.

O ponto turístico não é mero acaso já que o prédio já passou por grandes danos, mas segue sendo um dos principais marcos da cidade do Berlim e também para a Alemanha enquanto país. Vale a visita de quem estiver por perto.
Ficha Técnica

Palácio de Reichstag
Cidade/país: Berlim/Alemanha
Inauguração: 1894 (reformada em 1999)
Material: aço e vidro
Arquiteto/engenheiro: Paul Wallot
Prêmio: Prêmio Europeu de Design de Aço (1999)
Fonte: Redação : Equipe Portal Metálica - Lia Gonzaga.
Data de Publicação: 05/01/2017