Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Você sabia? A Ponte do Céu fica na Malásia
A ponte localizada a 660 metros acima do nível do mar
Você ficou curioso e quer conhecer a Ponte do Céu? Leia esse artigo sobre a colossal ponte de aço que atrai turistas do mundo inteiro todos os anos e que se acosta em plena selva malaia.

A ponte Langkawi Sky Bridge é uma ponte estaiada gigante e curvilínea bem no coração da Malásia e está localizada entre o Mar de Andaman a ilha tailandesa de Tarutao.

Além de Langkawi, existem ainda mais quatro pontes cabo estaiada na Malásia, das quais falaremos em nossas matérias vindouras. Fique ligado!

Continuando... Langkawi localiza-se precisamente no pico de Gunung Mat Chinchang na ilha de Pulau Langkawi a mais importante do arquipélago Kedah.

Para chegar à do Ponte do Céu (como é chamada a ponte pelos malaios) é necessário você tomar o teleférico (skycabe) de Langkawi para a estação superior, até o SkyGlide aguarda para levar os visitantes até a estação superior da ponte.
Skycabe: O teleférico malaio semelhante ao nosso bondinho do Pão de Açúcar. Legal, não é?
E não resta dúvida que trata-se de uma aventura de tirar o fôlego, atravessar a mata virgem malaia, sacolejando naquelas alturas inimagináveis.

A ponte flutuando acima da densa floresta e delineada entre as nuvens, dá a impressão que você está literalmente caminhando rumo ao céu e o que parece é que de repente uma porta lá acima das alturas vai abrir para que você entre, pelo menos essa é a impressão descrita pelos visitantes.

Umas das coisas que mais chama atenção nesse contexto do ponto de vista do observador é o fato de encontrar algo tão engenhosamente construído e tão tecnologicamente avançado em meio à densa floresta.

A enorme ponte toda feita em metal torna o aspecto fenomenal do lugar quase etéreo.
Da ponte se avista toda a ilha enquanto se ouve a voz do vento, enquanto você contempla a Tailândia.
Aço maciço e inabalável para uma construção arrojada
Totalmente construída em aço, a ponte conta com uma grande estrutura de apoio logo no centro com mais de 80 metros de altura (pilão) acompanhado de cabos para sustentar a passarela da ponte.

A Sky Bridge tem no total mais de 125 metros de comprimento, desde uma ponta até a outra, possui 1,80 metros de largura e encontra-se apoiada sobre uma colossal base de concreto levemente inclinada em ângulos de 78 graus e 2 graus, respectivamente nas duas direções.
A passarela da ponte é completamente formada por painéis de aço e é mantida por meio de 8 cabos tensionados.

Como solução arquitetônica para o tamanho gigante da obra e o fato de terem que trabalhar suspensos nas alturas todas as peças de aço da ponte foram pré-fabricadas e encaixadas no lugar no momento da construção.

O benefício de ter usado peças em aço pré-fabricadas foi uma obra rápida, que durou cerca de 12 meses, mesmo com todas as dificuldades de realizar a montagem num lugar tão alto.

Para colocar as peças no lugar, foi necessário usar helicópteros para pôr a peça central no lugar, assim como a passarela.

A ponte suporta até mesmo 200 pessoas caminhando pela ponte ao mesmo tempo, o que é demonstrativo de toda a sua resistência.
Tudo isso custou cerca de 1,2 milhões de dólares, desde o projeto até a realização da obra.
O pilão de suporte da ponte todo em aço.
Todo o cuidado possível foi tomado para tornar não só o processo de construção mais rápido e seguro, como também garantir a extrema segurança de todos que passam diariamente pela ponte.

Apenas os decks de passagem, presentes em cada uma das pontas de entrada e saída da ponte, foram construídos através dos métodos tradicionais de construção com trabalho manual feito por homens presos em cabos e guinchos.
A ponte parece flutuar no ar
Reforço da estrutura com aço inoxidável
A ponte foi inaugurada em 2005 e recebeu reforço em aço inoxidável em 2012.
Destaque especial para a construção do Skyglidge

A ponte de Langkawi Sky foi interditada em julho de 2012 para dar início à manutenção, e receber reforço em um processo caríssimo de modernização árduo e difícil.

Isso mesmo, o governo malaio investiu alto na confecção da ponte, tendo em vista potencializar o turismo na região e garantir ainda mais segurança dos corajosos turistas. Toda a estrutura foi reforçada em aço inoxidável.

Esse processo de reestruturação durou cerca de 3 anos. A ponte foi reaberta em fevereiro de 2015.

Em dezembro do mesmo ano o elevador inclinado SkyGlide também foi inaugurado, observe a engenhoca mais de perto na foto abaixo.

Antes do SkyGlide esse percurso era feito a pé.
Sobre o Elevador Skyglidge

Literalmente ‘’desliza no céu’’. SkyGlide é um tipo de cabine de transporte que pode mover-se para cima e para baixo de acordo com um certo nível de inclinação.

No geral o design da cabine é como um elevador com o acabamento de painéis de vidro por todos os lados para permitir que os visitantes tenham uma visão clara do monte Machincang e seus arredores.

O SkyGlide pode acomodar até 12 passageiros ou 1.050 kg de carga por viagem.
Demora menos de 2 minutos para ‘’viajar’’ até SkyBridge.

A passagem custa de 10 RM para adultos e 7 RM* para as crianças (*o Ringgit Malaio ou RM equivale R$0,78).

Para os mais aventureiros há a opção de fazer os 125 metros de percurso a pé, o que leva cerca de 10 -15 minutos, entretanto a subida ao longo da trilha da montanha íngreme oferece menos segurança para os aventureiros.

A maioria prefere ir no ‘’desliza céu’’, apesar da caminhada ser curta e divertido não deixa de ser arriscada, especialmente para os idosos e as crianças.
De forma estratégica Landkawi Sky faz uma curva acentuada no meio do caminho para permitir que os visitantes tenham uma visão ainda melhor da vista que os rodeia.
Caminhando através da curva, e analisando a paisagem, o visitante poderá ter vários pontos de vistas diferentes e enxergar com mais clareza detalhes da paisagem.

Para maximizar essa experiência, em alguns locais da ponte foi colocado pequenas janelas de vidro no chão da ponte.

Através desse chão de vidro é possível enxergar através do chão da ponte a imensidão do vale logo abaixo.


Então se você curtiu nossa matéria, não esqueça de dar uma curtida em nossa página do Facebook.
Envie também seu comentário dando sua opinião ou então sugerindo a próxima matéria, dessa forma poderemos sempre criar para você as melhores matérias do mundo da engenharia e arquitetura.

P.S: Olha só que vídeo superinteressante para você curtir mais ainda essa obra de engenharia sensacional.



Ficha Técnica

Nome: Langkawi Sky Bridge
Localidade: Langkawui - Malásia
Arquiteto: Peter Wyss
Projeto de Engenharia: CEPAS Plan Angkasa Jurutera Perunding
Início das obras: 2003
Fim das Obras: 2004
Inauguração: 2005
Orçamento: 1,2 Milhões de dólares
Material empregado: Aço e Vidro
Comprimento Total da ponte: 125m
Área da ponte: 500 metros quadrados
Altura do pilão: 82m
Fundação do pilão: 687m acima do nível do mar
Capacidade Máxima da Ponte: 200 pessoas
Fonte: Redação : Equipe Portal Metálica - Lia Gonzaga.
Data de publicação: 06/01/2017