Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
The Blob: Arquitetura extravagante em design futurista
Em Eindhoven, na Holanda, uma estrutura geométrica de detalhes futuristas integra-se à vida cotidiana, ‘’A Bolha’’, representa sem dúvida um ponto em que o presente e futuro se mesclam em harmonia integral.
Não é à toa que o holandês tem a fama de serem um dos povos mais modernos e inventivos do planeta.

Progressistas e visionários, os holandeses deixam a marca de sua genialidade no mundo, por exemplo, um dos melhores exemplos que podemos citar é The Blob, umas das maiores criações futuristas existentes no mundo atualmente.

A palavra, que nos remete a “bolha”, no idioma inglês, na realidade tem outro significado: Binary Large Object, uma obra das mais extravagantes e esculturais na arquitetura, dentro das tendências de um mundo voltado para o futuro.

Para a construção desse edifício totalmente incomum, os engenheiros de Waagner-Biro buscaram todo o conhecimento e experiência que obtiveram em suas vidas com o design em 3D.

A estrutura é totalmente feita em triângulos, com perfis de aço soldados, onde se encaixam os painéis de vidro.

Cada painel de vidro é único e, no total, cobrem a área de 2.940 metros quadrados.

A obra toda envolta em aço e vidro, possui incríveis 25 metros de altura para uma construção tão complexa.

A bolha montada sobre uma rede de aço funciona entre outras coisas, como a porta de entrada para o shopping Admirant.
A obra foi idealizada pelo arquiteto italiano Massimiliano Fuksas, um dos gênios da arquitetura moderna.
No interior espaço do The Blob existe espaço para duas lojas, enquanto que “blobs” menores servem como entrada para os abrigos de bicicleta no estacionamento das proximidades. Ou seja, uma mesma escultura que serve para diversas utilidades.
Eindhoven (Onde está instalada The Blob) A Capital do design Holandês
Eindhoven é uma das maiores cidades da Holanda, situada na província de Brabante do Norte. Atualmente, possui uma população estimada em 215 mil pessoas e é considerada a quinta maior cidade holandesa.

Embora não seja considerada uma cidade essencialmente turística, é hoje uma cidade movimentada e moderna, com muitas coisas a oferecer aos turistas.

A maior parte dos guias de viagem não lhe dedicam mais do que duas páginas, e isso a torna uma cidade ainda mais fascinante, passível de ser descoberta e de se tornar um centro turístico dos mais importantes.
Eindhoven, é uma cidade onde o desenvolvimento industrial floresce sem medidas, e esse desenvolvimento está extremamente ligada à história da gigante eletrônica Philips e à DAF Trucks.

Ali está instalada uma universidade técnica das mais importantes, havendo muitas empresas tecnicamente orientadas por seus alunos e professores, mantendo inúmeras iniciativas de cooperação para a instalação de startups.

Um ponto importante a ser observado é que, na última década, Eindhoven tornou-se a capital do design holandês.

Possivelmente, uma das razões para isso tenha sido a instalação do The Blog em seu centro comercial.

The Blob, um exemplo impressionante de geomatria
The Blob – popularmente chamada de “bolha” pelos habitantes de Eindhoven e também em razão da abreviatura coincidente, é um grande e impressionante exemplo de desenho geométrico, desafiando para os que a olham, qualquer tentativa de categorização.

Não há como dizer onde as paredes do The Blob terminam e onde o teto tem início!

A bolha está hoje erguida no centro comercial da cidade velha de Eindhoven, criando um contraste de suas linhas futuristas, destacando-se entre os edifícios do seu ambiente circundante.

The Blob é um edifício que pode ser considerado orgânico, totalmente em vidro e concreto, atendendo as necessidades de um dos mais importantes centros comerciais da cidade, Admirant Building Entrance, é hoje um ponto de encontro na cidade, que traz com justiça a fama de uma cidade composta por tecnologia, design e cultura.

The Blob tornou-se um ícone para Eindhoven, com sua enorme área de 10 mil pés quadrados, ou 93 metros quadrados, e sua impressionante altura de 25 metros no local, o que a torna um ponto de encontro e de referência para as pessoas que frequentam o centro comercial.
The Blob 93 metros quadrados de largura por 25 metros de altura
Uma pele orgânica recobrindo The Blob
A estrutura de concreto é o conteúdo de 5 andares, totalmente envoltos por uma pele de vidro, sustentada por uma rede de aço que fornece ao edifício luz natural durante o dia todo. Por fora, o vidro é visto como uma pele orgânica, que atende como fachada e como telhado ao mesmo tempo.
A peça de arquitetura mostra ousadia, ligando o antigo centro ao mundo moderno, com suas peças facetadas e triangulares, unindo o vidro e o aço de forma entrelaçada.

O edifício praticamente não utiliza luz artificial.

Eindhoven, como grande parte das cidades holandesas, dá preferência às bicicletas como veículos de transporte e o The Blob também atende a essa necessidade, servindo como entrada para o abrigo subterrâneo que pode conter mais de 1700 bicicletas.

Entre os habitantes de Eindhoven todos reconhecem sua importância e a forma como se encaixa no cenário de uma cidade moderna, inovadora e experimental.

The Blob é parte de um grande projeto da cidade de Eindhoven que tem como objetivo revitalizar o centro da cidade e aquilo que aparenta ser um monumento, é, na verdade, um edifício de escritórios renovado e funcional, atendendo as mais diversas necessidades de sustentabilidade.

Assista ao vídeo e conheça de perto a Bolha:,


Ficha Técnica

Nome: The Blob
Localização: Centro Comercial de Eindhoven, Holanda
Arquiteto: Massimiliano Fuksas
Empreiteiro geral Heijmans Bouw
Escritório de Arquitetura: Waagner-Biro
Área: 93 metros quadrados
Ano de Construção: 2010
Materiais predominantes: aço, vidro e concreto.
Prêmio: SOLID Bautech-Award
Redação : Equipe Portal Metálica - Lia Gonzaga.
Data de publicação: 07/01/2017