Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Jardins Verticais em São Paulo

Iniciativa da Empresa Movimento 90 graus oferece solução de mestre para diminuir a poluição, o calor e o barulho em uma das maiores metrópoles mundiais: A criação de parques verticais!

Imagine um jardim onde você pode apreciar os mais belos espécimes vegetais e respirar um ar mais puro e fresco, imagine um, não, imagine dezenas deles.

Agora imagine que eles estão suspensos no ar ou quase...

Imaginou?

Você já se sentiu mais leve só de pensar, não é mesmo?

Pois é essa é a ideia central de um projeto para tornar São Paulo uma cidade mais saudável, mais fresca e mais bonita para se viver.

O movimento em prol de uma São Paulo menos cinza e mais verde começou em 2013, quando o elevado Costa e Silva, o Minhocão, mudou de cor ao receber uma tapeçaria verde e luxuriante que o cobriu por cerca de um ano em um projeto experimental.

A iniciativa e ideia magnífica são da empresa Movimento Noventa Graus e é amplamente apoiada pela prefeitura que acolhe de abraços abertos à proposta da 90 graus como solução viável para implantação uma melhor qualidade de vida.

Com esse projeto é possível que as empresas apresentem uma compensação ao meio ambiente em forma de obras e serviços que amenizem o impacto violento oriundo de ações que degradam o meio ambiente.

Guil Blanche, CEO da empresa, cita como principais benefícios, a melhora na qualidade do ar nosso de cada dia, a redução das zonas de calor e redução da poluição sonora, o que sem dúvida já é um salto tridimensional na qualidade de vida do paulistano.

Blanche tem como main goal montar um corredor verde com mais de 50 mil metros quadrados no entorno do elevado com a criação de fachadas verdes emoldurando os prédios que circundam a área.
O que são as fachadas verdes?
(Foto: Divulgação/Movimento 90º)

As fachadas verdes também chamadas de paredes vivas são jardins verticais autossuficientes que podem ser montados tanto no exterior ou interior de um edifício.

Nesse tipo de jardim, as raízes das plantas são postas em um suporte estrutural que fica preso à parede do edifício, sendo que as plantas recebem água e nutrientes por meio desse suporte ao invés do chão.

O primeiro jardim vertical foi criado pelo francês Patrick Blanc há 30 anos, o que confirma a tese do arquiteto e urbanista Fernando Durso Neves Caetano de que a utilização da vegetação para amenizar a sensação térmica dos ambientes é uma prática que já vem sendo empregada desde tempos antigos.

O arquiteto é autor de um estudo que comprova que a ação benéfica das fachadas verdes ao constatar em sua pesquisa prática que as fachadas verdes podem diminuir a temperatura interna dos edifícios em até seis graus Celsius, bem como reter o calor em até três graus Celsius nos dias frios.

O Patrick chamou a sua invenção na época de mur végétal (muro vegetal).
Como funcionam as fachadas verdes?
O sistema consiste em um quadro de painéis impermeáveis, um sistema de irrigação automática, materiais especiais, luzes quando necessário e, claro, plantas.

O quadro é construído na frente de uma parede pré existente e anexado em vários pontos; Não há danos causados ao edifício.

Os painéis impermeáveis são montados no quadro e estes fornecem o suporte estrutural necessário.

Há uma camada de ar entre o edifício e o painel que permite que a construção possa respirar isso adiciona propriedades isoladoras benéficas e atua como uma espécie lençol verde, protegendo o exterior edifício de possíveis danos causados pela chuva.

Quais as vantagens desse método?
(Foto: Divulgação/Movimento 90º)
Esse é um método incrível porque fornece uma parede viva, colorida e bonita que funciona literalmente como um purificador natural do ar, fornecendo às pessoas um ambiente fresco e concedendo uma aura mais leve ao cotidiano turbulento da cidade.

Todos nós sabemos o quanto o contato com a natureza é revitalizante e imagine só, centenas e centenas de espécies de plantas ornamentando nossos dias?

(Foto: Divulgação/Movimento 90º)
A sensação de conforto e esperança pode não ser expressa em palavras, mas com certeza é sentida em uma extensão mais profunda

Iniciativas como essa alçaram o Brasil ao quarto país no mundo com mais prédios verdes.


Pessoas desfrutam da sombra e frescor proporcionado pelos jardins.
Inscreva seu prédio!

Se seu prédio está localizado uma quadra do Minhocão e posicionado de ‘’costas’’ pra o dito elevado, você pode inscrevê-lo para receber um jardim vertical.

A prefeitura está recebendo cartas de ‘’intenção’’ dos candidatos, a escolha será feita pela Câmara Técnica de Compensação Ambiental (CTCA), você ainda pode inscrever seu prédio preenchendo um formulário no site da empresa responsável pelo movimento.

Redação : Equipe Portal Metálica - Lia Gonzaga.
Fontes: http://www.murvegetalpatrickblanc.com/realisations/paris-ile-de-france/musee-du-quai-branly
http://movimento90.com/parquesverticais/
Data de publicação: 06/01/2017