Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Tendências em Revestimentos para 2017
Piso de Porcelanato Líquido em 3D
Charme criativo e requintado são as palavras chaves na arquitetura para o ano de 2017.
Artistas do mundo inteiro estão se dedicando aprimorar uma técnica de revestimento para piso em 3D que já virou moda na Europa e conquista a cada dia o público brasileiro.

São arquitetos, pintores e decoradores que encontraram nessa arte uma possibilidade de criação infinita em um material para lá de versátil, prático e simplesmente lindo.
Nesse artigo vamos falar para vocês sobre o porcelanato líquido em 3D, o que é, a origem da técnica e também mostrar imagens incríveis para você sonhar.
O que é porcelanato líquido ?
Esse tipo de revestimento/piso é chamado de porcelanato líquido por sua semelhança com o porcelanato que é na verdade um piso feito de cerâmica, o porcelanato líquido do qual falamos aqui é na verdade um ‘’piso’’ feito com uma resina que pode ser tanto a resina epóxi ou a resina de poliuretano, (PU), acrílica ou micro cimento entre outras.

Essa resina líquida endurece quando aplicada sobre outro piso, formando um revestimento brilhante e liso. Daí o nome porcelanato líquido.
Esse tipo de piso é muito utilizado em acabamentos em locais como piso de lojas, hospitais, garagens, por serem extremamente resistentes e higiênicos já que não tendo rejuntes evita o acúmulo de sujeira.

O outro motivo de ser bastante conhecido nas indústrias e passar quase despercebido em obras residenciais até agora era a exigência dos fornecedores de uma área mínima de 100 metros quadrados, para a aplicação do piso o que levou o seu uso a ser até pouco tempo quase restrito a obras de grande porte.

A situação, entretanto, agora mudou e você já pode comprar sua lata de tinta de 4 k ou 12 kg nas lojas do gênero e até mesmo um kit de ferramentas para se aventurar em sua carreira de arquiteto.

Claro que se você for do tipo exigente e preferir algo mais requintado pode contratar um profissional, como em Dubai por exemplo onde os milionários contratam arquitetos experts que constroem aposentos inteiros ‘’à lá grega’’ ou pintores de renome que pintam utilizando o trompe levei.
Em uma mansão luxuosa, em Dubai, foi utilizado a pintura com o porcelanato liquido.
3 MOTIVOS DO SUCESSO

Vou agora apresentar para vocês 3 motivos pelo qual o porcelanato líquido virou o piso mais desejado do momento.

1-Higiênico

Não é só questão de beleza, o porcelanato líquido não apresenta rejuntes, emendas, nem tão pouco é adepto de trincas, é o que na construção civil é chamado de piso monolítico. O resultado é que você tem muito mais higiene e em áreas críticas como banheiros, piscinas ou cozinha esse piso demonstra ser ideal.

2- Lindo, lindo!

Também é questão de beleza, o piso apresenta estampas e cores incríveis. O porcelanato liquido é apresentado em nuances e matizes que é um encanto para os olhos ou transparente que é o utilizado para o 3D, que no caso é aplicado sobre uma superfície previamente trabalhada em 3D seja empregando a pintura ou o adesivamento.

3- Resistência e durabilidade

Praticamente um Hércules em termos de resistência e durabilidade, ele é capaz de suportar pressões extraordinárias e o melhor sem se desgastar pelo o uso excessivo e isso durante anos e anos a fio.
O porcelanato líquido de acordo com o que representa uma baita economia. Imagine você comprar um piso, investir seu rico e suado dinheiro e daqui a três anos ter de gastar tudo de novo ou até bem mais

A origem da técnica 3D
Exemplo de trompe-l'oeil: a "Perspectiva" nos jardins do Schloss Schwetzingen.
Significa três dimensões, mas disso vocês já sabem, o que talvez ainda não saibam é que os artistas antigos e renascentistas, já a empregavam há algumas centenas de anos, e no decorrer dos tempos, pintores, arquitetos e artistas, vem se dedicando à essa técnica sofisticada e simplesmente fantástica chamada Trompe-l'oeil, em francês ‘’ engana o olho’’
Aqui na Metálica já publicamos um artigo Basílica Menor de San Sebastian que fala sobre o emprego dessa técnica, na qual o interior da igreja foi todo pintado nesse estilo.

O Trompe-l'oeil é semelhante à técnica da anamorfose, que cria ilusões e literalmente ‘’engana os nossos olhos’’, mas difere desta no sentido de que não funciona apenas sob determinado ângulo ou perspectiva.
Trompe-l'oeil de pintor italiano Andrea Mantegna ( 1431-1506)
Os antigos gregos adoravam essa técnica, e a utilizavam na pintura e arquitetura em paredes onde simulavam portas, janelas e corredores ilusórios. O que vemos agora é o renascimento dessa técnica em moldes mais atuais apoiada pela tecnologia de última geração.

Na arquitetura nos últimos tempos acordou com tudo e reaparece com uma novidade que entrou com tudo no gosto das pessoas.

Na Europa já se tornou um frisson, com artistas abusando da criatividade para criarem efeitos incríveis nos lugares mais inusitados e inesperados.
A arte nunca envelhece ou morre.
"Porcelanato Líquido e 3D"?
Sim, isso mesmo, a facilidade e versatilidade do porcelanato líquido foi a chave que possibilitou aos artistas mesclar essas duas técnicas e criar os incríveis pisos em 3D ou revestimento líquido em 3D (3D liquid flooring), que é feito com a aplicação do ‘’porcelanato líquido transparente sobre adesivos de alta definição ou em casos mais sofisticados e bem mais caros em pinturas nas paredes e pisos da casa.

O resultado: ‘’peças únicas’’ e totalmente customizáveis que passaram a adornar residências de formas simplesmente incríveis.

São imagens de estrelas, flores, paisagens e tudo mais sua imaginação permitir e você.

Você pode imaginar? É só comprar o adesivo em 3D e aplicar a resina líquida e você mesmo pode customizar sua cozinha, banheiro, quarto a seu bel prazer. Bem mais simples do que na Antiguidade não é mesmo?
As rosas parecem saltar da parede ou brotar do chão
Um córrego na sala de estar, bucólico, não?
Exagerado, mas lindo, não?
Porcelanato com Adesivamento: uma técnica mais comum e muito mais barata.
Aqui o 3D foi aplicado sobre as pinturas em 3D nas paredes e no chão.
Ilusão em Dubai...
Gostos excêntricos...
No quarto, uma cena oceânica
Uma cozinha vibrante
Para que gosta de fortes emoções!!!
Então, você gostou?

Aqui tem um vídeo muito show que mostra o passo da aplicação do piso.



Referencias:

http://www.mirror.co.uk/
http://www.dupol.com.br/dicas/tipos-pisos-monoliticos-epoxi-pu.htm
http://www.redelease.com.br/lojavirtual/produtos/ferramentas-e-acessorios/kit-ferramentas-para-aplicac-o-de-porcelanato-liquido.html
http://www.blogdogesseiro.com/duvidas-frequentes-sobre-porcelanato-liquido/

Imagens:
http://www.mirror.co.uk/
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=188754
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Andrea_Mantegna_-_Ceiling_Oculus_-_WGA14023.jpg
imperialae.com
Fonte: Redação : Equipe Portal Metálica - Lia Gonzaga.
Data de publicação: 06/03/2017