Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
BIM - Building Information Modeling
BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), é uma tecnologia que torna possível criar digitalmente um modelo virtual preciso de uma construção. É o novo conceito quando se trata de projetos para construções. Diferente do desenho usual em 2D, uma mera representação planificada do que será construído, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. Seria como fazer uma maquete completa onde estariam incluídos todos os elementos de todos projetos.

Na prática as obras mobilizam uma variedade extensa de projetos, materiais, serviços e demais providências para que sua execução aconteça da forma mais eficiente possível, mas já pensou o quão prático seria se absolutamente todas as informações da obra estivessem consolidadas e integradas em uma mesma plataforma?

Em obras maiores e mais complexas gerenciar essa interface entre tantos projetos pode ser uma tarefa muito difícil, mas a questão aqui é que, quanto mais dessas informações forem conhecidas, mais assertivo fica o planejamento e a construtora pode programar as atividades da obra com muito mais segurança.

BIM significa a automação do uso da informação. O sistema BIM traz benefícios no cronograma eliminando atrasos na execução da obra, diminui desperdícios de materiais e diminui sensivelmente erros de projetos.

Saber como funciona o BIM pode ter feito você pensar nos softwares mais populares nos meios de engenharia e arquitetura, as ferramentas CAD, como o AutoCAD. Estas ferramentas ficaram conhecidas por terem sido pioneiras na transição da prancheta para o computador, fornecendo plataformas de desenho 2D para arquitetos e engenheiros.

O BIM abrange geometria, relações espaciais, informações geográficas, as quantidades e as propriedades construtivas de componentes (por exemplo, detalhes dos fabricantes). BIM pode ser utilizado para demonstrar todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e fases de instalação.

O BIM pressupõe que quando o arquiteto modela o edifício virtual, utilizando ferramentas tridimensionais (Autodesk AEC Collection, Scia Engineer, Allplan, - onde o Revit (Revit Architecture da Autodesk é um software para a arquitetura criado dentro do conceito de Modelagem das Informações de Construção ), Bentley AECOsim Building Designer (AECOsim Building Designer traz avanços em BIM para que você possa entregar edifícios de alto desempenho mais rápido e com mais segurança ) , Archicad, VectorWorks, Tekla Structures, Cype, TecnoMETAL, ArCADia BIM entre outras), toda a informação necessária à representação gráfica (desenhos rigorosos), à análise construtiva, à quantificação de trabalhos e tempos de mão-de-obra, desde a fase inicial do empreendimento até a sua conclusão, ou até mesmo ao processo de desmontagem ao fim do ciclo de vida útil, se encontra no modelo.
A compatibilização de modelos é uma das bandeiras do BIM, possibilitando a compatibilização dos elementos, a identificação de erros e omissões, a produção de vistas e pormenores complexos e a extração de quantidades globais, no entanto, esta função obriga a requisitos de inter-operabilidade entre sistemas. Inter-operabilidade define-se como a capacidade de dois ou mais sistemas trocarem dados entre si e representa um dos mais fortes motivos para as derrapagens orçamentais
Fonte: Equipe Met@lica - 2018