Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Casa Montebello 321

A residência está localizada ao norte da cidade de Mérida, na Península de Yucatán, em uma área residencial em crescimento. Em um projeto de dimensões generosas (1460 m² aproximadamente) o programa se pulveriza em vários volumes, aumentando as superfícies das fachadas para criar um maior contato com o exterior e oferecer luz e ventilação natural aos ambientes.

Estes volumes partem da ala sul do terreno, abrindo-se ao norte e permitindo um grande espaço aberto de recreação para a família, privilegiado por uma luz natural indireta e ventilação de ar fresco proveniente do mar.

O nível inferior está organizado através de volumes de pedra e acomodam os espaços próprios da vida social. Entre estes volumes, o espaço cede lugar às circulações gerais, fazendo do percurso cotidiano uma infinidade de experiências e descobrimentos de luzes e sombras, de espaços interiores e exteriores.

No nível superior uma trama metálica se assenta levemente sobre os volumes de pedra e protege os espaços privados das moradias, todos eles em contato constante com o exterior. A circulação deste nível é criada através de conexões metálicas que suportam uma estrutura de madeira que integra os diferentes espaços, mas respeitando a privacidade de cada um deles, estabelece um limite entre o espaço privado e o social.

Os materiais utilizados na obra são regionais e comuns em Yucatán. O mármore creme-maya cria uma atmosfera aconchegante nas áreas sociais, com um formato de 30.5 x 61 cm em um acabamento de aparência envelhecida nas paredes, contrastando com as placas polidas de grande formato utilizadas no piso. A madeira de Tzalam nas circulações fortalece o caráter residencial da obra. As treliças exteriores são de alumínio anodizado na cor preta com vidros transparentes ou acetinados, dependendo do nível de privacidade requerido em cada área.

Fachadas

Interiores
Corredor Inferior
Corredor Superior

Piscina

Plantas
Cortes

Ficha Técnica

• Projeto: Jorge Bolio Arquitectura
• Localização: 97139 Mérida, Yucatan, México
• Arquiteto Responsável: Jorge Bolio Rojas
• Área: 640.0 m2
• Ano Do Projeto: 2013
• Fotografias: David Cervera
Fonte: Texto e Imagens enviados pelo Arq. Jorge Bolio Rojas
Data de publicação: 07/05/2015
Mais
Residências
Casa na Mata
Estrutura metálica,
fechamento em alvenaria
e portas de vidro
-------------
Residência Pitangueiras
Projeto sustentável
mescla diferentes
estruturas de aço
-------------
Construção em aço
Residência metálica
e sustentável com
soluções ecológicas
-------------
Residência Aroeiras
Estrutura metálica,
alvenaria tradicional,
esquadrias de PVC
-------------