Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Grupo Ecoplano: soluções Sustentáveis em reforma de escritório
Reforma de escritório viabiliza mais de 26 soluções sustentáveis acessíveis
Novo empreendimento do Grupo Ecoplano instalou sistemas que geraram o consumo racional e eficiente da água e energia
Destacado como um bom exemplo de retrofit, o novo escritório do Grupo Ecoplano, localizado no bairro paulistano do Campo Belo, apresenta soluções sustentáveis acessíveis, com foco especial no consumo racional e eficiente de água e energia. O projeto ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Planeta Casa 2010 da Editora Abril. “Procuramos, dentro das possibilidades físicas e financeiras, implantar o maior número de sistemas sustentáveis em nossa empresa. Instalamos 26 soluções sustentáveis no nosso espaço de trabalho”, diz o engenheiro Airton Dudzevich, gestor de Sustentabilidade do Grupo.
O projeto foi desenvolvido por três profissionais da área da sustentabilidade: a arquiteta Leiko Motomura, o engenheiro eletricista Airton Dudzevich e o engenheiro civil Alexandre Mucerino. A ideia de realizar a construção de um escritório que estivesse de acordo com os conceitos sustentáveis partiu de Murecino, um dos sócios da empresa, que contribui para a construção sustentável desde o ano de 2000, quando viajou para os Estados Unidos atrás da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmetal Design), tornando-se membro do USGBC (United States Green Building Coulcil).
A obra

A obra foi realizada no primeiro semestre deste ano em duas áreas: a primeira, de 2,5 mil m² envolvendo três pavimentos, onde funcionam o estoque e a loja; outra, de 1,5 mil m², também com três pavimentos, sede dos escritórios, administração e vendas, e eventos.

“Por se tratar de um imóvel já existente, os maiores desafios foram os custos envolvidos versus as dificuldades para a implantação do sistema. Tivemos que refazer boa parte das instalações hidráulicas a fim de utilizarmos ao máximo a água de chuva. Por outro lado, refizemos as instalações elétricas para torná-las mais eficientes. Construímos um túnel de concreto por baixo da terra para resfriarmos o ar que entra no auditório (sistema de geotermia)”, afirma Airton.

Durante a obra, também foram feitas coletas seletivas de material e reaproveitamento das sobras para a obra. Para cada sistema instalado, foram escolhidos materiais com baixo impacto ambiental e maior eficiência. Também houve a aplicação de tintas anti-pichação nos portões da empresa.
“Os sistemas têm funcionado muito bem, o que mudou até a maneira dos colaboradores em relação ao uso de água e energia elétrica. Hoje, um olha pelo outro, pois sabe que está utilizando recurso da natureza. Dificilmente se vê uma luminária acesa inutilmente, ou uma torneira aberta ou pingando desnecessariamente”, destaca Dudzevich.

Soluções Utilizadas

Foram utilizados produtos de alta tecnologia e eficiência para economizar água e energia nos prédios do Grupo Ecoplano.

Uso racional de água:

- Aproveitamento de água da chuva (para o abastecimento das bacias sanitárias e mictórios, irrigação de áreas verdes e da horta, aquário e lavagem de pisos);
- Bacias com caixa acoplada com Dual Flush (3 ou 6 litros);
- Torneiras com arejadores para redução da vazão de água;
- Torneiras com pulsadores e fechamento automático;
- Bombas de circulação no sistema de água quente para os chuveiros;
- Chuveiros econômicos, mictórios que não utilizam água.

Eficiência energética:

- Módulo fotovoltaico;
- Iluminação natural;
- Ventilação natural cruzada (eliminando a necessidade de ar condicionado);
- Instalação de brises de bambus nas janelas ensolaradas (bloqueando os raios solares, evitando o aquecimento interno e eliminando a necessidade de uso de ar condicionado);
- Interruptores individuais por luminária e área de trabalho;
- Sensores de presença em áreas específicas com pouca circulação de pessoas;
- Aquecimento de água por tubos de vidro isolados a vácuo;
- Sistema de climatização por Geotermia;
- Climatizador evaporativo a base de água;
- Iluminação natural com Sky Light;
- Luminárias a LED;
- Uso de telhas translúcidas na oficina e Lanterninha.
Responsabilidade Social

O projeto também tinha como objetivo integrar os moradores e profissionais da região. Foram contratados dois profissionais da comunidade para trabalharem no escritório.

“Em parceria com uma ONG, também montamos projetos sociais para dar aula de karatê, balé e dança de rua para os funcionários e pessoas da comunidade vizinha”, complementa Airton, dizendo que todos participam ativamente das atividades.
Data de publicação: 06/12/2010
Mais Edifícios
Comerciais
Gate Capital Tower
Complexo comercial
em Abu Dhabi com
design único.
--------------
Sede Petrobrás
Torres interligadas
por passarelas com
cobertura metálica.
--------------
Sede Saint Gobain
Painéis de concreto,
divisórias e estrutura
metálica.
--------------
World Trade Center
História, destruição,
reconstrução de um
ícone arquitetônico.
--------------