Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Retrofit das antigas instalações do Frigorífico Bordon
Solução surpreende visitantes e assegura conforto a usuários
O escritório Edo Rocha Espaços Corporativos é autor do projeto de conversão das antigas instalações do Frigorífico Bordon, na capital paulista, em sede do grupo JBS. Responde também pela arquitetura de interiores do conjunto - nesse caso, o objetivo foi oferecer conforto aos usuários e criar soluções de design capazes de impressionar os visitantes.

Constituído no estado de Goiás, o grupo JBS, que atua na área de alimentação, está presente com seus produtos em mais de cem países. Sua sede administrativa localiza-se em Vila Jaguara, zona oeste de São Paulo, onde as empresas que o compõem se instalaram ao mudar de Andradina, interior de São Paulo. Os espaços ocupados se distribuem por dois edifícios em que antes funcionava a administração de uma indústria.

A reconfiguração das edificações em um conjunto de linhas contemporâneas foi realizada a partir de projeto do escritório Edo Rocha Espaços Corporativos, que também definiu a ocupação e a arquitetura de interiores do complexo administrativo. Nesse caso, a equipe encarregada da tarefa tinha como meta oferecer conforto aos mais de 500 funcionários e, ao mesmo tempo, agradar e surpreender visitantes.

Externamente, a principal intervenção foi a conexão entre os dois prédios existentes. Esse volume de ligação - chamado pelos arquitetos de interblocos " é um invólucro envidraçado (uma espécie de átrio) estruturado por componentes metálicos. Ele abriga a recepção e as passarelas, além de interligar os andares das construções laterais, onde foram acomodados os vários departamentos administrativos das empresas.

Na intervenção interna, a proposta de surpreender tem nesse átrio/recepção, de pé-direito triplo, seu elemento-chave. Para as áreas administrativas, os projetistas escolheram acabamentos nobres, como o aço escovado que reveste os pilares internos. No piso foi especificado carpete em placas e no revestimento das paredes optou-se por variedades de tom pastel que fazem contra ponto às divisórias de vidro, alumínio e painéis de madeira.

O mobiliário, de desenho exclusivo, é composto por peças que, de acordo com a equipe, vão ao encontro do perfil dos usuários. As persianas de tom palha e o forro de placas acústicas com sancas perimetrais em gesso acartonado propiciam ambientes claros, despojados e, ao mesmo tempo, elegantes e agradáveis. Sensores na maior parte das áreas controlam a iluminação nos espaços abertos e nos confinados, como salas de reuniões, da gerência e da diretoria.
O sistema de ar condicionado insuflado pelo piso é outro destaque, segundo os arquitetos. Eles garantem que a solução é mais econômica, além de oferecer maior conforto térmico e melhor qualidade de ar. Com a recente reestruturação organizacional na JBS, algumas áreas do projeto original foram modificadas .

O escritório Edo Rocha Espaços Corporativos foi fundado há mais de 30 anos, atuando em planejamento, arquitetura e interiores de escritórios e edifícios corporativos. É dirigido pelo arquiteto Edo Rocha, formado pela FAU/USP em 1973.
Ficha técnica

Escritório do grupo JBS
local São Paulo, SP
Data do inicio do projeto 2004
Data da conclusão da obra 2004
Area de intervenção 8.220 m²
Arquitetura e interiores Edo Rocha Espaços Corporativos - Edo Rocha, Mauro Haluli, Fernando Freitas, Anderson Clayton Oliveira, Carla Perli, César Peraro, Cristiane Amaral, Graziela Arruda, Paula Oliveira, Márcio Sariani, Márcia Rizzo, Sandra Carreiro, Lílian Kawaguti, Mário Veiga e Caciporé Torres Filho,
Luminotécnica Luz Urbana
Ar condicionado L&M
Cozinha industrial Nucleora
Paisagismo EKF
Construção ACE
Fotos Carlos Gueller

Fornecedores:
Casa do Granito (granito); Construmet (estrutura metálica); Deca (louças e metais sanitários); Docol (metais sanitários); Eliane, Incepa, Gail (revestimentos cerâmicos); Euroinox (guarda-corpos); Forma (mobiliário); Fulget, Terracor (revestimentos); Girofiex (estações de trabalho); Hunter Douglas (forro); Interface (carpetes); La Fonte (ferragens); LM (vidros); Lumini (iluminação); Luxalum (esquadrias de aluminio); Ppienk (cozinha industrial); Schindler (elevadores); Segatto (marcenaria especial); Tate (piso elevado); Tecelagem Lady (tecidos das divisórias acústicas); Tecnics (espelhos d'água); Uniflex (persianas); Zona D (objetos decorativos)

Fonte: CBCA - Projeto Design - nº.356
Autor: Adilson Melendez
Data de publicação: Abril/2007
Mais Edifícios
Comerciais
Gate Capital Tower
Complexo comercial
em Abu Dhabi com
design único.
--------------
Sede Petrobrás
Torres interligadas
por passarelas com
cobertura metálica.
--------------
Sede Saint Gobain
Painéis de concreto,
divisórias e estrutura
metálica.
--------------
World Trade Center
História, destruição,
reconstrução de um
ícone arquitetônico.
--------------