Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Edifício Igaratá
São Paulo é a grande metrópole onde tudo acontece rapidamente, fruto da globalização e das mudanças tecnológicas do mundo moderno. Para superar as dificuldades do mercado atual, é necessário estar sempre oferecendo um item a mais, além do padrão geral, sofisticando cada vez mais o projeto, para atrair o cliente.

A região da Av. Eng. Luis Carlos Berrini tem sido escolhida para receber a sede das grandes empresas que estão se instalando no país, bem como de outras que estão se reestruturando. Empresas de comunicação, informática, internet, conglomerados financeiros, hotéis, flats, etc., buscam estas áreas e impõem a necessidade de atualização constante. Os edifícios de laje corporativa que ali pretendem instalar-se precisam assimilar toda essa evolução tecnológica.

O Edifício Igaratá é o sexto empreendimento com projeto assinado pelos arquitetos Junqueira e Nosralla e erguido pela Construtora Paula Eduardo realizado na região da Av. Eng. Luis Carlos Berrini. Construído em um terreno excepcional, com quase 2.200 m2, com acesso privilegiado tem o seu acesso principal voltado para Rua Samuel Morse, o que lhe proporciona proximidade com a avenida, mas sem sofrer seus inconvenientes.

Esta nova construção que conta com 20 pavimentos, incorpora uma série de peculiaridades e inovações tecnológicas, como sistema de aspiração central, reaproveitamento de água pluvial para regar, fachada inteligente, a possibilidade de funcionamento ininterrupto 24 horas proporcionado pelo controle de acessos e de atividades, e sistemas de telecomunicação avançados, entre outros, que colocam este edifício entre os mais modernos já construídos na região.

O grande espaço de acesso, o jardim com fontes e alamedas, os pórticos que emolduram o terreno, proporcionam ao usuário segurança e conforto. A marquise da entrada em balanço com uso de vidros temperados, fixados com sistema spider glass é um diferencial marcante.

O térreo foi concebido de forma que os acessos sejam absolutamente controlados. No mezanino foi projetado um auditório e uma sala de reunião preparada para vídeo conferência, além de toda infraestrutura de apoio. O projeto destinou 17 andares tipo para escritórios com uma área útil de 440m² por andar e total flexibilidade, que podem ser divididos em até 4 conjuntos ou formar um único grande escritório.

Neste edifício, além das salas de reunião, auditório e café, foi incluído um "health club". Esta academia localizada no topo do prédio equipada com aparelhos de última geração e contando com uma vista fantástica da cidade, é destinada ao uso tanto dos condôminos quanto dos usuários dos outros prédios da Paula Eduardo. Na laje do terraço adjacente ao salão de ginástica foram criados três grandes furos com piso de vidro transparente que permitem visualizar o acesso ao edifício 20 andares abaixo. Este elemento lúdico, que participa do espírito descontraído da academia e permite uma vista maravilhosa foi um verdadeiro desafio técnico em termos de segurança, resolvido com uso de um vidro laminado especial de 5 cm de espessura.

No topo do edifício, foi idealizada uma treliça de estrutura metálica para abrigar a infinidade de sistemas de comunicação requeridos pela tecnologia atual, com um elemento que participasse esteticamente no conjunto do projeto. Esta estrutura assim como as outras treliças metálicas que complementam as fachadas, exigiram um trabalho apurado de integração entre técnica e design, resolvida na parceria entre arquitetos e engenheiros.

Uma característica do escritório Junqueira e Nosralla é a de realizar todos os projetos complementares, não apenas o de arquitetura. Assim este projeto que tem mais de 200 folhas de detalhamento, cuida também dos interiores, do paisagismo, da imagem corporativa e sinalização, chegando a detalhar todos os acabamentos, a paginação de pisos e revestimentos, e a ambientação dos interiores, criando elementos de design exclusivos.

Podemos entre outros mencionar o design do grande lustre do hall da recepção; as mesas do auditório, que usam o maior porcelanato do mercado (60 x 120), apoiado sobre estrutura metálica da Turim; o balcão de recepção estruturado em aço, com tampo de mármore italiano Carrara e frente em policarbonato curvo com luz interna; ou até os detalhes da frente dos lavatórios, executados a partir da criação de um carrinho de estrutura metálica que recebeu as placas de mármore de acabamento, e que pode ser facilmente removido para a manutenção dos encanamentos.

O cuidado no desenvolvimento de todos estes elementos edifício igaratá vista lateral entradagarante a perfeita harmonia entre exterior e interior, detalhes de acabamento e elementos construtivos... desde o subsolo até a cobertura.

A concepção estrutural, os sistemas de instalações com a utilização de pisos elevados e "shafts", o ar condicionado individualizado, os sanitários coletivos e a disposição dos conjuntos permitem os mais diversos arranjos e soluções. Três subsolos complementam esta edificação que totaliza mais de 16.000 m2 de área construída.

A dupla de arquitetos responsáveis por este projeto, continua participando ativamente do dia a dia do prédio concluído, na sua administração e manutenção. Um edifício com uma imagem atualizada, que representa a sua época e vislumbra o futuro, tendo sido projetado para ocupar o seu espaço no século 21.
Galeria
Especificações Técnicas

Elevadores - no total são cinco elevadores Atlas Schindler (capacidade para 15 passageiros cada) sendo um deles panorâmico.

Auditório e S. Reunião - localizados no 1.andar totalmente decorados e equipados com recursos de áudio e vídeo.

Health club - localizado na cobertura com vista panorâmica da cidade.

Piso - sobrecarga da laje dos conjuntos de 300kg m2 e com piso elevado monolitico h= 10cm (werden).

Forro - gesso acartonado com pé-direito de 2.65m (piso/forro).

Instalação Elétrica - carga elétrica instalada de 64.boow por andar, gerador de emergência de 450 kva, alimentando toda parte comum do edifício mais 16kva por andar.

Telefonia - sistema DDR e previsão para instalação de antena de comunicação via satélite, completa infra-estrutura para serviços de dados, voz e imagem.

Ar Condicionado - central, quente e frio.

Automação Predial - central de alarmes com detecção e combate a incêndios, rota de fuga sinalizada, rede de sprinklers, detectores de fumaça e temperatura, extintores, hidrantes, iluminação de emergência, portas corta fogo e duas escadas de segurança com ante-câmaras, conforme projeto aprovado pelo corpo de bombeiros.

Segurança - sistemas de cadastro e controle de acesso informatizado, com catracas, circuito fechado de tv digital, sistema de alarme e proteção Perlmetal. segurança 24 horas a cargo de empresa especializada.

Facilidades - shafts para prumadas de elétrica, hidráulica, telefonia, fibra ótica e sistema de aspiração central nos conjuntos.

Fachada - caixilho de alumínio com pintura eletrostática branca, cortina de vidro sistema glazing com vidro laminado azul refletivo termo acústico 8 mm, detalhes em painéis de alumínio alucobond branco, embasamento em granito amarelo Santa Cecília flameado, e grande marquise metálica com cobertura de vidro no sistema spyder.
Veja mais - >
Data de publicação:12/11/2009
Mais Edifícios
Comerciais
Gate Capital Tower
Complexo comercial
em Abu Dhabi com
design único.
--------------
Sede Petrobrás
Torres interligadas
por passarelas com
cobertura metálica.
--------------
Sede Saint Gobain
Painéis de concreto,
divisórias e estrutura
metálica.
--------------
World Trade Center
História, destruição,
reconstrução de um
ícone arquitetônico.
--------------