Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Casa Natura Santo André
De aço, a edificação foi concebida sob ideais sustentáveis
A Casa Natura Santo André é a sétima casa da empresa de cosméticos: a primeira regida sob ideais sustentáveis e, por isso, construída em aço. Localizada na Avenida Portugal, em Santo André (SP), o empreendimento apresenta o conceito de integração entre os ambientes internos e externos. Conheça a seguir como é e como foi construído o showroom da Natura no ABC Paulista.
Sob Medida

Com 250 metros quadrados, a casa foi projetada pelos escritórios Epigram//GROUP e Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz (FGMF). De acordo com o arquiteto Lourenço Gimenes, da FGMF, a casa foi feita sob medida: “o projeto é um espelho da marca, é uma casa em que os usuários vão querer estar”. Ao contrário das demais casas Natura, a unidade Santo André foi construída especialmente para receber a marca, e não apenas reformada.
Imagens do Projeto
Imprevistos

Iniciada em novembro de 2009, o obra sofreu um leve atraso devido ao período chuvoso. O imprevisto em forma de chuva atrapalhou a etapa de fundação da casa, atrasando em quase dois meses a obra. Mesmo com a “complicação”, a construção da Casa Natura deu-se em seis meses, ficando pronta em maio de 2010, com inauguração no início de agosto.
Imagens da Construção
Natureza + Tecnologia = Casa de aço

Milimétrico, rápido e sustentável. Assim se justifica o emprego do aço na Casa Natura Santo André. Para a construção foram utilizadas 15 toneladas do aço Usac 300, que possui resistência mecânica 20% maior do que os aços estruturais comuns. Tanto o fornecimento como a montagem das estruturas metálicas ficaram por conta da Usiminas.

A opção pelo aço tem tudo a ver com a combinação “tecnologia + natureza”, proposta pela marca. O resultado é uma casa com certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental) de Construção Sustentável. Além da minimização de resíduos construtivos proporcionados pela construção industrializada, o espaço apresenta alto desempenho em gestão energética, gestão da água e conforto higrotérmico (térmico, olfativo, sonoro, visual).

Outra preocupação considerada pelos arquitetos foi a relação da casa com o entorno. Cuidados com o controle da luminosidade e insolação foram levados em conta no projeto arquitetônico, mas o diferencial é o conceito de integração dos espaços: “é sutil o limite do que é dentro e do que é fora”, comentou o arquiteto da FGMF.
Confira o esquema de sustentabilidade da Casa Natura Santo André:
Certificação Aqua

Construída em apenas seis meses, a Casa Natura Santo André conquistou as 14 categorias do processo Aqua, distribuídas entre as áreas de ecoconstrução, eco-gestão, conforto e saúde. As medidas sustentáveis para a certificação encareceram em 5% a obra, mas, mesmo assim, a unidade do ABC foi a que teve um custo mais baixo em relação às demais, garantiu a diretora regional São Paulo Capital da Natura, Andrea Eboli.
Confira as fotos da Casa Natura Santo André:
Fonte: Portal Met@lica
Imagens: FGMF Arquitetos
Data de publicação: 12/08/2010