Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
World Trade Center: passado e futuro de um ícone arquitetônico
Página 1 - HISTÓRIA
Administrado pela Port Authority de New York, nos anos 70, e desenvolvido para servir como centro do comércio internacional, o WTC era para seu tempo o melhor exemplo de construção tubular.

Construções tubulares são executadas com um sistema de vigas e colunas próximas umas das outras, nas paredes externas. Esse pequeno espaçamento forma um tubo de aço externo que em conjunto com o núcleo da construção, fornece uma incrível resistência aos ventos que afetam prédios dessa altura.

Além de ter que ser aptas a suportar a enorme força dos ventos, os projetistas enfrentaram problemas com respeito as fundações.

Construídas sobre terreno pantanoso suas fundações tiveram que se aprofundar 35 metros no subsolo para alcançar o terreno rochoso.
Projetado pelo arquiteto Minoru Yamasaki, o complexo consistia em duas torres de 110 andares e 417 m de altura cada uma (WTC 1 e WTC 2), um prédio de 47 andares (WTC 7) dois de 9 andares (WTC 4 e 5), um de 8 andares (WTC 6) e um hotel de 21 andares (WTC 3). O shopping center localizado no subsolo era o maior de Manhattan.

O complexo tinha 4 milhões de m² de escritórios, abrigando 50.000 empregados. Mais de 200.000 toneladas de aço e mais de 400.000 m³ de concreto, mais de 200.000 m² de vidro, 99 elevadores, sendo 23 expressos, e três estações de metrô nos subsolos, são alguns dos números impressionantes desta que era uma das maiores construções do mundo.
World Trade Center - A Construção
Dados e Estatísticas do Empreendimento

Inaugurado em abril de 1973, a um custo de U$A 1,2 bilhões, demorou 7 anos em ser construído. O desafio apresentado aos arquitetos: projetar um complexo de escritórios de 4 milhões de m², numa área de apenas 65.000 m², incluindo conexões de metrô.

Depois de estudar mais de 100 modelos, Minoru Yamasaki decidiu por um projeto em duas torres, e re-examinou os princípios da construção de arranha-céus, questionando todas as bases já estabelecidas, especialmente as relacionadas à alta tecnologia.

A costumeira proibição econômica do "feito sob medida" foi esquecida: O desafio não estava no orçamento, estava na tecnologia.

O sistema estrutural, derivado do prédio da IBM em Seattle, é extremamente simples: A fachada de 70 m de largura é uma treliça de aço pré-fabricado, com colunas de 39", preparada para resistir ao vento. O núcleo central suporta apenas as cargas de gravidade do prédio e a aparentemente leve estrutura externa, desvia a força do vento, sem transmiti-las ao núcleo da torre de 417 metros de altura, com 110 andares.

Outro grande problema a ser resolvido no projeto de um arranha-céu é o sistema de elevadores. Yamasaki usou o sistema de "sky lobby": elevadores expressos fazem o transporte apenas desde o térreo até o andar 41 e 74, a partir destes, elevadores locais fazem a distribuição para os andares intermediários. O prédio fica dividido em três zonas, e utilizando assim metade dos elevadores que seriam necessários num sistema tradicional.Ainda assim, foram necessários 104 elevadores para atender as necessidades de cada torre.
World Trade Center - O Complexo concluído
O Complexo antigo
O complexo antigo do WTC era formado por sete edifícios, sendo:

  • As Torres Gêmeas
    A Torre Norte, ou WTC 1, que tinha no andar 107 um restaurante chamado Windows on the World e no andar 110, ou seja, no topo da torre havia uma torre de telecomunicações que servia como base de irradiação do sinal para algumas emissoras e como torre secundária para cobrir a Baixa Manhattan, região das torres. Eis as emissoras de TV que tinham seus sinais irradiados daquele local: WCBS 2, WNBC 4, WNYW 5, WABC 7, WWOR 9, WPIX 11, WNET 13, WPXN 31 e a WNJU 47. Também servia de base e/ou secundária para as seguintes rádios: WPAT 93.1, WNYC 93.9, WKCR 89.9 e WKTU 103.5.

  • A Torre Sul, ou WTC 2, que tinha um posto de observação apelidado de Top of the World.

  • O Hotel Marriott (WTC 3) Um hotel de classificação de 4 diamantes (superior à de 5 estrelas) que possuía 22 andares com o total de 825 quartos. No dia do atentado, haviam-se hospedado no Hotel Marriott cerca de 1000 pessoas que foram retiradas após o choque do American 11 na Torre Norte.
    Foi usado como centro de emergência dos bombeiros para a evacuação dos prédios. Ruiu com a queda da Torre Sul.

  • WTC 4 era um prédio de escritórios de 9 andares localizado a sudeste das torres e estavam instalados no prédio:
    -- O Deutsche Bank (banco da Alemanha que ocupava o 4.º, 5.º e 6.º andar);

  • WTC 5 era um prédio de escritórios de 9 andares na zona a nordeste das torres que possuía a forma de um L e funcionava os escritórios da:
    -- US Airways (aviação dos Estados Unidos),
    -- American Airlines (a mesma que teve seu avião lançado contra a Torre Norte),
    -- FedEx (Empresa serviços de frete e logística norte-americano),
    -- Council of State Governments (Administração do governo),
    -- Credit Suisse First Boston (Banco Suíço),
    -- também funcionava no subsolo a estação de metrô do World Trade Center.

  • WTC 6 era um prédio do governo com sete andares localizado a Noroeste das torres onde funcionava uma espécie de abrigo;

  • WTC 7 era um prédio de 47 andares localizado a norte das Torres Gêmeas. Funcionavam no prédio 7 órgãos do governo:
    -- United States Secret Service (Serviço Secreto dos Estados Unidos),
    -- Department of Defense (Departamento de Defesa Americana),
    -- Immigration and Naturalization Service (Serviço de Imigração e Naturalização),
    -- U.S. Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos Estados Unidos),
    -- The Mayor's Office of Emergency Management (Gabinete de Gerenciamento de Emergência do Prefeito),
    -- The Internal Revenue Service Regional Council (Conselho Regional de Receita Federal),
    -- Central Intelligence Agency (CIA) (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos).
Clique para -> Página 2 - A Destruição
Clique para -> Página 3 - A Reconstrução
Fontes: WTC, Wordpress, Wiki, Veja
Compilação e Redação do Portal Metálica
Data da Publicação: dezembro/2001