Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Interlace: Conjunto Habitacional em Cingapura
Projetado pelo arquiteto alemão Ole Scheeren, sócio do Office for Metropolitan Architecture (OMA), este conjunto habitacional está em fase de conclusão, em Cingapura.
O Interlace, um dos maiores e mais ambiciosos empreendimentos residenciais de Cingapura, apresenta uma abordagem radicalmente nova para a vida contemporânea em um ambiente tropical.
Em vez de criar um conjunto de torres verticais isoladas - a tipologia padrão de empreendimentos residenciais em Cingapura - o projeto propõe um formato inovador entrelaçando blocos empilhados num arranjo hexagonal criando um complexo que integra trinta e um blocos de apartamentos, cada um seis andares de altura e idênticos em tamanho, em torno a oito grandes espaços abertos.
O projeto aproveita o amplo terreno maximizando a presença da natureza através da introdução de jardins de cobertura, terraços ajardinados e varandas em cascata. A nível do solo, a circulação de veículos é reduzida, liberando grandes ares verdes dentro do empreendimento.

Apesar de manter a privacidade dos apartamentos individuais através do espaçamento generoso dos blocos de construção, o Interlace cria uma rede interativa de espaços ao ar livre, orientados em torno dos pontos focais dos pátios, refletindo e ampliando o ambiente natural.

O projeto está localizado em um local elevado de oito hectares nas verdejantes Serras do Sul de Cingapura e irá completar um cinturão verde de nove quilômetros de parques e instalações recreativas.
Com 170.000 m2 de área útil construída, possui 1.040 unidades residenciais de diferentes tamanhos, cada um aproveitando a diversidade de vistas dos parques, a cidade e o mar.
Características de sustentabilidade são incorporadas ao longo do projeto, através da análise ambiental cuidadosa do sol, vento e micro-clima e as condições da integração de estratégias de energia passiva de baixo impacto.
O projeto gera amplos espaços e oportunidades para a interação social e atividades compartilhadas, proporcionando ao mesmo tempo espaços íntimos de privacidade e sossego, promovendo simultaneamente o senso de comunidade sem perder a individualidade e identidade.
Projeto de Arquitetura: - OMA – Ole Scheeren
Associado: Eric Chang
Projeto Executivo: RSP arquitetos, urbanistas e engenheiros Pte. Ltd., Cingapura
Estrutura e serviços: Arup, Pequim / RSP arquitetos, urbanistas e engenheiros Pte. Ltd. e Squire Mech, Singapura
Fachada: Arup , Singapura
Paisagismo: ICN Projeto Pte International. Ltd., Singapura
Status: Projeto: 2009 / Inicio da construção: 2010 / Conclusão: 2014
Cliente: CapitaLand Residencial Cingapura
Terreno: 81.000 m²
Programa: Total 170.000 m² sendo 1.040 apartamentos num total de 144.000 m²: área social com 1.500 m²; estacionamento para 2.600 vagas
Sobre o Escritório
O OMA é um escritório de arquitetura fundado em 1975, por um grupo de quatro arquitetos em Roterdã, Holanda.
É considerado um dos mais importantes grupos de arquitetura contemporânea, principalmente por apresentar características de vanguarda em seus projetos.
Atualmente, a liderança do escritório conta com parcerias colaborativas de sete integrantes espalhados em quatro escritórios pelo mundo, em Roterdã, Hong Kong, Nova Iorque e Pequim, que são Ellen van Loon, Reinier de Graaf, Shohei Shigematsu, Iyad Alsaka, David Gianotten, Victor van der Chijsdo e Rem Koolhaas, que é o principal membro e permanece no grupo desde a sua fundação. Ele afirma o seguinte: “Nosso escritório atua como uma espécie de estabelecimento educacional, e somos muito cuidadosos com quem educamos.” Além de serem responsáveis pela revelação de Zaha Haid ao mundo, que carrega as características do OMA em cada projeto realizado.

Rem Koolhaas – Fundador do OMA
Fontes: OMA – www.oma.eu / A AS ARCHITECTURA - www.aasarchitecture.com
Compilação e Redação do Portal Metálica
Data de Publicação: 17/03/2014