Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Ginásio Esportivo do Colégio Humboldt
Quatro sistemas construtivos em uma única obra. Esse foi o diferencial da construção do complexo de esportes do Colégio Humboldt, localizado na zona sul de São Paulo. A partir de operações com concreto armado moldado in loco, concreto armado pré-moldado, concreto protendido e estrutura metálica, o conjunto de 2520 metros quadrados foi construído em cerca de um ano. Confira a seguir como foi essa construção.
Operação 4 em 1: quatro sistemas em uma obra

Para começar, o primeiro sistema adotado foi o concreto armado moldado in loco. Toda a fundação de blocos de apoio, baldrames, arquibancadas e alguns pilares receberam o concreto tradicional na construção. Na cobertura, todas as lajes e algumas vigas também foram estruturadas a partir desse sistema, totalizando uma área de 2650 metros quadrados e um volume de 590 metros cúbicos de concreto.

Já na cobertura dos sanitários, vestiários e nos pilares curvos da fachada lateral direita, o sistema aplicado foi concreto armado pré-moldado. O volume total da estrutura foi de 91 metros cúbicos.

O concreto protendido, por sua vez, foi utilizado na cobertura das piscinas e da sala de ginástica para vencer o pé direito apertado e o vão de 17 metros. São nove vigas sobre a piscina e três vigas sobre a sala de ginástica, com volume de concreto igual a 91 metros cúbicos, suportando uma área de 964 metros quadrados.

A estrutura metálica, por fim, foi destinada à passarela, à cobertura da entrada, e a do ginásio em si, ocupando uma área de 994 metros quadrados. Dentre tais estruturas o destaque é a cobertura do ginásio. Estruturada em meio arco abatido com treliças de abas paralelas e telhas metálicas tipo sanduíche, possui 28,65 metros de vão e flecha do arco igual a 8,40 metros. A cobertura tem ainda fechamento lateral, em balanço dos arcos laterais, sendo que esses se apóiam sobre os pilares curvos pré-moldados. O peso total da estrutura metálica é 60 toneladas.
Resultado

Os quatros sistemas construtivos formaram enfim toda a construção do conjunto poliesportivo do Colégio Humboldt. O complexo, portanto, é composto por ginásio de esportes, piscina, sala de ginástica e vestiários.

Para o responsável técnico pela obra, o engenheiro Valdir Silva da Cruz, a grande dificuldade foi harmonizar a geometria da cobertura com a estrutura de apoio em concreto armado.

O resultado ficou não só harmônico como “leve”, caracterizou o engenheiro.
Ficha Técnica

Projeto Estrutural: Socalculo Projetos Estruturais Ltda.
Projeto Arquitetônico: Becato e Gallinaro Arquitetura
Instalação Hidráulica e Elétrica: Eng. Rui Lerac
Projeto de Fundação: Portella e Alarcon Eng. Associados S/C Ltda
Execução: PPR
Concreto armado in loco: 580 m3
Concreto armado pré-moldado: 91 m3
Concreto protendido: 56 m3
Estrutura Metálica: 60 toneladas
Fonte: Portal Met@lica
Data de publicação: 19/07/2010