Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Ampliação do Colégio Santa Catarina São Paulo, SP
Prêmio ABCEM 2003 - Melhores Obras com Aço
Categoria: Escolas e Universidades
De acordo com o arquiteto Siegbert Zanettini – autor do projeto - o andamento do projeto e a obra deveriam permitir o funcionamento do colégio sem grandes transtornos. “Assim, optou-se pela estrutura metálica e painéis pré-moldados de concreto para fechamento externo, onde o período de maior ruído – a cravação dos perfis do subsolo - poderia ser realizado durante as férias escolares. A partir daí, todo o restante da edificação seria montado com auxílio de uma grua que permaneceu no canteiro durante toda a obra”.

Para que o bloco existente que abrigava a pré-escola, situado na área a ser ocupada pela nova construção, pudesse ser utilizado durante o período de obras, até que os alunos fossem transferidos para as salas novas, a obra foi dividida em duas etapas, isolando o canteiro do restante do colégio e iniciando-se pelo bloco das salas de aulas.

Este bloco é composto por um grande pátio coberto no térreo e salas de aulas da pré-escola – para que as crianças de pouca idade não tivessem a necessidade de subir escadas – e mais três pavimentos de salas de aulas, todas dimensionadas para abrigar até 40 alunos.

O subsolo possui, além do estacionamento, as instalações de apoio aos funcionários, sendo que, neste bloco, a estrutura metálica foi totalmente encoberta pelos painéis pré-moldados de concreto usados na fachada.

A segunda etapa – iniciada com a demolição dos blocos existentes - abrange o restante do subsolo; a continuação do pátio coberto e a nova entrada dos alunos no térreo. Além de um auditório para 400 pessoas no 1º pavimento, o ginásio coberto com pé direto triplo no 2º pavimento e outra quadra poliesportiva com pé direito duplo no 5º pavimento. Os pisos têm ligação direta com o primeiro bloco construído.

Zanettini destaca que, desta vez, a estrutura metálica ficou aparente nas fachadas, para compor esteticamente com o fechamento da quadra superior. A segunda etapa da obra teve início em janeiro, e ficou pronta para ser utilizada pelos alunos já no ano de 2003.

“Esta rapidez da obra foi possível pela utilização de componentes que, por sua característica de pré-fabricação, vieram ao canteiro de obras já prontos para serem montados, dentro de um cronograma cuidadosamente estudado”, explica o arquiteto. Durante a construção das cortinas de concreto do subsolo, único trecho moldado no local, foi possível o início da fabricação da estrutura metálica, das pré-lajes dos pisos, e dos painéis de fachada, criando uma obra totalmente planejada e limpa, onde as entregas dos diversos fornecedores foram feitas no momento exato de sua utilização.
A estrutura metálica ficou aparente nas fachadas para compor esteticamente com o fechamento da quadra superior.
Ficha Técnica

Ampliação do Colégio Santa Catarina: Rua da Mooca, 3.758 São Paulo, SP
Proprietário: Associação Congregação Santa Catarina
Data da Conclusão: Dezembro 2002
Área útil: 9.378,61 m2
Área total: 9.378,61 m2
Número de Pavimentos: 5 Pavimentos, Térreo e Subsolo
Quantidade de aço usada: 760.500 kg
Custo Final da Obra: R$ 7.760.000,00
Projeto arquitetônico: Siegbert, Zanettini e Bárbara Kelch Monteiro
Construtora: Incorbase
Projeto estrutural metálico:Romão Ribka – Engebrot Cons. e Eng.
Projeto estrutural de concreto: Leão & Associados Engenharia de Estruturas
Fabricantes de aço: Icec Indústria e Construção Ltda

Principais Fornecedores de Produtos e Serviços:

Dânica Tupiniquins Termoindustrial
Sical Industrial
Lisonda
Stup Pré-Lajes
Stamp Painéis e Fachadas
Fonte: ABCEM
Data de publicação: 2003