Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Colegio Objetivo em Riberão Preto
O Colégio Objetivo faz parte de um conjunto de três blocos, reunidos no campus da Universidade Paulista (UNIP), na cidade de Ribeirão Preto, SP.
O projeto seguiu o conceito das unidades anteriores: modulação, estrutura metálica, instalações aparentes, sistema cromático etc; tendo em vista prazos de execução e a linguagem do conjunto.

A obra é composta por 8 anfiteatros (160 lugares cada), um anfiteatro no sub-solo (500 lugares), 24 salas de aula, administração, praça de alimentação, serviços gerais etc.

A estrutura metálica foi protegida com tinta entumescente, e os fechamentos de alvenaria com tinta acrílica. Na cobertura foi utilizado telha de aço pré pintada (sanduíche com tratamento termo-acústico). Ao centro, uma cobertura de vidro laminado, estruturada em aço, possibilitou grande entrada de luz natural ao jardim interno, áreas de convívio e de circulação.

Como proteção solar (essencial para o clima ribeirão-pretano), brises metálicos foram usados em todas as faces do edifício, assim (clique para ampliá-la)como película para retroproteção em vidros contra raios ultra-violeta e solares, dando prioridade às aberturas das salas de aula, proporcionando maior conforto térmico aos usuários e menor consumo de energia do sistema de ar-condicionado central.

Nos anfiteatros, as paredes foram revestidas com material apropriado, bem como o teto forrado por placas de fibra mineral apoiadas em perfil “T”, formando um tabuleiro com grande performance acústica e resistência ao fogo.

A circulação do edifício foi concebida em rampas, escadas e elevador que se localizam nas laterais da área verde, que recebe iluminação zenital.
Estrutura Metálica
No edifício foi utilizado estrutura mista, sendo de concreto armado nos anfiteatros e metálica na região das salas de aula.

A cobertura central consiste em vidros laminados apoiados em uma treliça metálica com vão de 23m.
Planta do Projeto
Plantas níveis -0,80/+1,00
Plantas níveis +2,80/+4,60
Ficha Técnica

Local: Ribeirão Preto – SP
Data do projeto: 2001
Conclusão da obra: Abril 2002
Área construída: 10000m²
Arquitetura: Barillari Arquitetura e Planejamento
Construtora: Marcelo Costa Construtora
Ar Condicionado: Riberar – RP
Hidráulica: Hidrolux
Elétrica e Luminotecnica: Kumazaka Engenharia Elétrica
Estrutura Metálica: MCM e A36-Projetos Industriais
Estrutura de Concreto: Etec Engenharia Civil Ltda.
Fonte: Barillari Arquitetura e Planejamento
Data de publicação: 2003