Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
UNIT em Uberlândia, MG
Prêmio ABCEM 2003 - Melhores Obras com Aço
Categoria: Escolas e Universidades
Centro Universitário do Triângulo: Pórtico de Entrada, Laboratórios e Biblioteca

Dados sobre do Projeto Arquitetônico

Com área útil de 51.368,61 m2 – distribuídos em Portaria (549,75 m2), 4 Blocos (26.703,41 m2), e Laboratórios (24.116,45 m2), a obra de R$ 32.000.000,00 consumiu 3.500 toneladas de aço

A direção da Unit, que vinha executando um projeto paisagístico na área fronteiriça do amplo terreno, previu a necessidade de um marco relevante junto à entrada, que marcasse presença na paisagem e indicasse a entrada principal do Campus.

Ocasião em que foi projetado pelo arquiteto Siegbert Zanettini, um portal de entrada com 48 metros de vão, apoiado nas extremidades por dois arcos constituídos de perfis tubulares de 50 centímetros de diâmetro que se cruzam junto às extremidades e complementado por um apoio central situado no meio do vão e que prende a viga transversal da cobertura, de onde parte um tirante situado no meio do vão que sustenta o balanço frontal da cobertura.

“Aqui exercitamos com maestria a linguagem tridimensional que defendemos para o uso estrutural do aço, explorando a espacialidade geométrica da forma, cujo espaço de uso, constitui parte integrante da solução estrutural em aço, aquilo que definimos como a linguagem do vazio”, explica Zanettini.

Esta leve e transparente estrutura com cobertura em chapa metálica, conforme Zanettini, encaminha as águas pluviais por uma viga calha que as despeja nos dois lagos laterais criados pelo paisagismo.

Laboratórios

Com área de 10 mil metros quadrados, foi desenvolvida a implantação dos edifícios de laboratórios, que integram todas as atividades de apoio da Universidade.
O bloco central dos laboratórios é atravessado por uma passarela que, de um lado, se conecta com o pátio central dos quatro blocos de salas de aula e, do outro, atravessa a via de circulação que constitui o sistema viário do Campus, articulado aos vários edifícios do núcleo do setor de esportes.

Este é constituído por uma piscina olímpica, três quadras cobertas, um campo de futebol e atletismo, além de todo o conjunto de salas de ginástica, dança, musculação, área de administração esportiva, salas de professores e vestiários completos para uso e competição nas várias modalidades esportivas.
A Estrutura de Aço garante prazos e viabiliza o Conceito Arquitetônico

Biblioteca

Com 4.500 metros quadrados, a Biblioteca Central da Unit, projetada pelo arquiteto Cláudio Mafra, da Mafra Arquitetura, com a colaboração do arquiteto Cláudio Murer deveria ser arrojado e visualmente impactante. O objetivo era criar um marco, uma referência arquitetônica capaz de contribuir para o marketing institucional.

“Foi quando surgiu a idéia de mutação, de objeto híbrido: queríamos incorporar algo que desse a idéia de movimento – misto de veículo e animal. Na verdade um monumento à tecnologia, à modernidade e à natureza – neste caso traduzida nos apoios em forma de “patas”. E para conseguir tudo isso com agilidade, só mesmo com a estrutura metálica”, explica Mafra.

O resultado foi traduzido numa “caixa” de aproximadamente 40x40 metros, com modulação de 9,60x9,60 metros fechada com “pele de vidro” na cor azul. No centro da caixa, um pátio-praça coberto por uma cúpula de vidro, onde foram colocados um elevador e a escada para público, permitindo uma visão panorâmica da biblioteca enquanto as pessoas se deslocam na vertical.

O auditório triangular foi conectado à “caixa” através de um túnel formando um ângulo de 45º com a mesma.

A treliça periférica de fechamento da “caixa” foi concebida com altura de dois pavimentos – cerca de 9 metros - e tem as diagonais sempre paralelas reforçando um sentido de giro, que segundo o arquiteto, contribui para “dar uma certa inquietude ao objeto”.
Programa Básico

Numa visão abrangente das atividades da biblioteca temos uma organização em três níveis:

Térreo, onde foram colocados parte dos serviços de atendimento ao público, os serviços gerais e parte dos serviços técnicos;
Segundo piso, onde foram instalados os serviços de empréstimo, mais uma parte dos serviços técnicos, acervo e leitura;
Terceiro nível, com a instalação dos setores de periódicos, de multimeios e mais uma parte do acervo e área de leitura.
O Portal
A Biblioteca
O Laboratório
Ficha Técnica

Centro Universitário do Triângulo - Unit
Av. Nicomedes A. dos Santos, 4.545
Uberlândia, MG
Proprietário: Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura Universidade do Triangulo - Unit Universidade Salgado de Oliveira de Educação e Cultura
Data da conclusão: Agosto 2003
Área útil: 51.368,61 m2
Área total: 268.415,02 m2
Número de pavimentos: 3 pavimentos
Quantidade de aço usada: 3.500 toneladas
Projeto arquitetônico, Projetos gerais do Campus e ambiente: Giovanna T. Damis
Pórtico de entrada e laboratórios (fase 1 e 2): Siegbert Zanettini


Biblioteca:
Cláudio Mafra
Responsável pela obra:
Maílse Cisneiros

Construtora:
Socol Salgado de Oliveira Construções Ltda
Projeto estrutural:
Flávio D’Allambert
Projetos elétricos:
Márcio Henrique Bassi

Principais fornecedores:
Fabricação de estruturas metálicas: Metasa S/A Indústria Metalúrgica
Montagem de estruturas metálicas: RP Montagens Industriais Ltda
Material hidráulico geral: Salete Casa do Encanador e Costa Moraes Comercial Ltda
Material elétrico geral: Elétrica Lúcio e Eletromac
Material e mão-de-obra de rede e telefonia: Netsystem
Instalações hidro-sanitárias: Sérvice Engenharia
Instalações elétricas: Central Elétrica do Triângulo
Fonte: ABCEM
Data de publicação: 2003